Páginas

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Óculos escuros: cuidados necessários na hora de comprar






Quem não gosta de  experimentar óculos escuros que estão à venda? Ato contínuo, olha-se no espelho para ver o “efeito” que deu no próprio visual!
 
De fato, mudam o rosto ou até o estilo da pessoa. Passam uma ideia de “mistério”, uma vez que impedem  que outros “leiam” os olhos de quem os usa. Suas várias formas e cores permitem “brincar” com a própria imagem. 
 
No verão, com os dias muito claros e Sol forte, a procura por óculos escuros aumenta bastante. Fazem parte do visual da estação. 
 
Lembrem-se de que os óculos escuros foram originalmente idealizados com o propósito de proteger seus olhos. Mas podem se tornar uma ameaça e um risco à sua visão se determinados cuidados não forem tomados na hora da escolha e compra. Vamos entender.
 
1. Certifique-se de os óculos garantam proteção contra os raios UV (ultravioleta). Verifique se há um selo de proteção contra UVA e UVB. Por isso, fique atento ao local onde você compra os óculos. Os produtos têm que ter boa e confiável procedência de fabricação, com a certificação garantida. 
 
Entenda por que isso é tão importante para sua saúde ocular. A pupila dos nossos olhos (o ponto pretinho que fica no meio) tem a responsabilidade de regular a luz que entra no olho. Assim, em ambientes muito claros, ela se fecha, para deixar entrar apenas a luz necessária para enxergarmos. Em ambientes escuros, ao contrário, ela se dilata, para mais luz entrar e permitir a visão. E assim a luz que entra nos olhos é minuciosamente regulada a cada segundo.

Os óculos escuros diminuem a luminosidade que entra no olho. Por isso são escuros. “Enganam” a pupila, que se dilata quando percebe um ambiente escuro. Mas o Sol lá está. Portanto, se os óculos não garantirem proteção contra os raios UV, fica fácil entender que, com a pupila dilatada, eles penetram muito mais facilmente no fundo dos nossos olhos. Resultado: a chance de doenças como degeneração macular e catarata, por exemplo, aumentam consideravelmente. Por isso, cuidado com a procedência dos óculos que for comprar.
 
2. Verifique a “forma” dos óculos. A maior parte das pessoas pensa na estética quando escolhe a forma dos óculos. Olha-se no espelho e decide se aquele óculos combina ou não com o formato do próprio rosto. Tudo certo. 
 
Mas há também algo mais a ser levado em consideração: certifique-se de que a forma escolhida envolva bem os seus olhos, não deixando a luz de fora entrar. Se os óculos não estiverem corretamente adaptados ao seu rosto, os raios UV podem atingir sua retina, uma vez que a sua pupila estará naturalmente mais aberta com o escurecimento promovido pelas lentes. 
 
Isso é particularmente importante para quem vai praticar esportes com os óculos, como corrida ou bicicleta, pois os óculos não corretamente adaptados ao rosto podem se mover e permitir que a luz do Sol penetre no fundo do olho.

3. Escolha  a cor das lentes mais apropriada para você. Nem todas as cores de óculos escuros tem o mesmo efeito. Vamos entender.
 
- Marrom e âmbar: diminuem o brilho, dão maior noção de contraste e profundidade e por isso são indicadas para dias muito claros e verão intenso. Ideal para quem vai dirigir, principalmente na estrada.
 
- Verde: diminui a claridade e aumenta o contraste das cores. Por isso, estas lentes  são indicadas para pessoas com mais de 60 anos, que naturalmente já perderam um pouco do contraste da visão.
 
- Amarela ou laranja: realçam a visão noturna. Por isso são indicadas para o final  do dia, especialmente para quem vai dirigir nesta hora.
 
- Cinza: diminui o brilho, sem distorcer as cores. Indicada  para o final do dia, já que não escurece demais.
 
- Púrpura: realça o contraste do azul e do verde e por isso é indicada para quem vai curtir a natureza em regiões de  mata, floresta ou mar.
 
Enxergue um mundo melhor, com estilo, mas principalmente com segurança. Pense nisto antes de escolher suas lentes escuras.
Dra. Ana Escobar

Nenhum comentário: