Páginas

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Ronaldo se despede do futebol: "Perdi para o meu corpo"


Foram 612 jogos e 414 gols, sendo 15 destes em Copas do Mundo, o que lhe rendeu a marca de maior artilheiro da competição. Mas o tempo falou mais alto e chegou a hora do fim. O campeão do mundo com a seleção em 1994 e 2002 e três vezes melhor jogador do mundo Ronaldo Nazário de Lima anunciou nesta segunda-feira, em coletiva em São Paulo, sua aposentadoria.
- Como todos devem imaginar e já ouviram falar, eu estou aqui para por fim. Vim falar que estou encerrando a carreira como jogador profissional, dizer que essa carreira foi linda, maravilhosa e emocionante - disse.
Depois de viver a emoção de conquistar 19 títulos em uma carreira de 18 anos, Ronaldo não resistiu a emoção maior de dizer adeus. Bastante ofegante, ele agradeceu a jogadores, técnicos, patrocinadores, aos clubes por onde passou e à família.
- Tive muitas derrotas, infinitas vitórias, fiz muitos amigos. Não lembro de ter feito nenhum inimigo - afirmou o jogador, que atribuiu sua aposentadoria às limitações físicas. - Estou antecipando minha carreira por motivos importantes. Todos sabem do meu histórico de lesões. Tenho tido, nos últimos dois anos, uma sequência de lesões que vão de uma perna para outra, de um músculo para o outro. Essas dores me fizeram antecipar o fim da minha carreira.
Ao lado dos filhos Ronald e Alex, Ronaldo explicou que tomou essa decisão na última quinta-feira.
- Perdi para o meu corpo. Quando eu decidi, as dores me possuíam. Eu sentia dor até para subir a escada da minha casa, que não tem elevador.

Confira o pronunciamento do ídolo:

"Boa tarde a todos. Estamos prontos. Como vocês devem imaginar, eu vou falar o que eu decidi no final de semana; eu estou aqui hoje para falar que estou encerrando a minha carreira como jogador profissional e dizer que essa carreira foi linda, foi maravilhosa, foi emocionante.
Tive muitas derrotas, infinitas vitórias, fiz muitos amigos, não lembro de ter feito nenhum inimigo. Enfim, estou antecipando o fim da minha carreira por alguns motivos importantes. Todos sabem do meu histórico de lesões. Tenho tido nos últimos dois anos uma sequência muito grande de lesões, que vêm de um lado para o outro, de uma perna para outra, de um músculo para o outro, e essas dores me fizeram antecipar o fim da minha carreira. Há quatro anos, no Milan, eu descobri sofria de um distúrbio que se chama “hipotireoidismo”, que desacelera o seu metabolismo e que pra controlar esse distúrbio eu teria que tomar alguns hormônios que no futebol não são permitidos, por causa do dopping.
Alguns devem estar arrependidos de chacota por causa do meu peso. Eu tenho muitos agradecimentos a fazer. A todos os clubes que eu passei, São Cristóvão, Cruzeiro, PSV, Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid, Milan... Ao corinthians eu agradecerei daqui a pouco. Quero agradecer a todos os jogadores que jogaram comigo, contra, todos que foram leais, e todos que foram desleais. Treinadores, com os quais tive grande relação, ou com outros também que tivemos alguma divergência de opiniões profissionais.
Agradecer aos meus patrocinadores. Em primeiro lugar, agradecer à Ambev e à Nike, que estão comigo desde que eu tenho 17
anos de idade, que acreditaram em mim, e que me suportaram durante toda a minha carreira, e que com certeza continuaremos juntos em outros porjetos. Quero agradecer à Claro, que é meu patrocinador atual, por ter acreditado em mim, mas principalmente agradecer à Hypermarcas, que bancou realmente este projeto Corinthians.
Projeto que idealizamos, eu o presidente, em um café da manhã no Rio de Janeiro, onde o Fabiano Farah, que durante nove anos foi o meu agente, discutia detalhes com o diretor de marketing do Corinthians. Entramos para tomar um café, apertamos a mão, e dissemos que eu seria do Corinthians, independente do acordo que fosse. Mesmo se o contrato fosse em branco, eu assinaria. Tanto que nos primeiros cinco meses, não tivemos um patrocinador forte, até que chegou a Hypermarcas e confiou no trabalho e está conosco até hoje.
Quero agradecer à minha família, quero agradecer a todos os críticos no geral, todos vocês que me criticaram e me ajudaram a ser mais forte em cada momento da minha vida. Quero agradecer toda a torcida brasileira que vibrou comigo, que torceu por mim, que chorou comigo quando eu chorei, que caiu comigo quando eu caí, mas desta torcida brasileira, em especial eu quero agradecer à torcida do Corinthians (pausa), eu nunca vi uma torcida tão empolgante, tão apaixonada, tão entregue assim a um time de futebol.
Essa cobrança por resultados faz dessa torcida também um pouco agressiva, um pouco fora do controle. Algumas vezes, em outras entrevistas, eu falei que eu não imaginava realmente ter vivido sem o Corinthians. Quero agradecer ao presidente e pedir desculpas publicamente por ter fracassado no projeto Libertadores (choro), dizer que você é meu irmão (se referindo ao presidente), dizer que a história aqui foi linda, foi maravilhosa, que que continuarei ligado e vinculado ao clube, da maneira que você quiser preisdente.
Muita vezes estarei no estádio, torcendo pelo Corinthians (pausa). Eu não... na hora que eu fui falar com os jogadores e com o Tite, eu fui agradecer por cada minuto que eu estive com eles, e como eu sempre fiz, desde o primeiro dia que eu cheguei aqui, foi que nos momentos mais difíceis eu vou entrar na frente deles, para receber todo e qualquer bombardeio, e agora o farei do lado de fora, talvez sem a mesma força, por que a minha força sempre foi responder tudo dentro de campo.
O meu futuro, já está bem organizado, vou me dedicar à minha agência, daqui a um tempo vamos anunciar a criação da "Agência Criando Fenômenos", que vou me dedicar muito também, e é isso".

Nenhum comentário: