Páginas

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Programa "Minha casa, minha vida", sofre alterações

Minha casa, minha vida: novas regras 
Saíram novas regras para o financiamento de imóveis populares. Imóveis em ruas sem asfalto voltam a ser financiados pelo programa "Minha casa, minha vida", pelo menos, até o dia 30 de junho, somente para o imóvel já concluído.

A decisão do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal de parar com o financiamento de casas construídas em ruas sem infraestrutura básica provocou muita reclamação de empreendedores, que ficaram com imóveis encalhados, e de quem queria comprar esses imóveis. Agora, todos ganharam um tempo para se adaptar à exigência.

De acordo com a Caixa, os interessados nessas casas pode voltar a pedir o empréstimo a partir de hoje. O dinheiro só será liberado com algumas condições: o endereço tem de ter ruas de acesso. Um técnico da Caixa precisa confirmar que o imóvel tem qualidade e segurança. Os compradores vão receber uma cartilha com orientação e precisam assinar uma declaração confirmando que têm conhecimento da falta de infraestrutura na rua onde pretendem morar. O financiamento só vale para imóveis novos, já prontos, O pedido de financiamento só pode ser protocolado nas agências da Caixa até o dia 30 de junho deste ano.

A regra de transição foi anunciada depois que empresários que construíram casas populares com o próprio dinheiro reclamaram. Eles pararam obras e alguns até demitiram funcionários porque, com a exigência do asfalto, os imóveis ficariam mais caros e mais difíceis de vender.

Após o dia 30 de junho, a Caixa Econômica Federal informa que poderá adotar regras diferenciadas, de acordo com a região ou o tamanho do município. Agora exigir segurança e infraestrutura básica é o mínimo que o morador deve exigir do governo e de um imóvel financiado pelo governo.
Catarina Costa

Nenhum comentário: