Páginas

quarta-feira, 28 de março de 2012

Boletos vencidos podem ser pagos em qualquer banco pelo DDA

Os consumidores que tiverem contas vencidas já podem pagar os boletos atrasados em qualquer banco e não mais somente na instituição que emitiu o documento. O serviço chama-se DDA Contas Vencidas, porque é realizado por meio do serviço eletrônico Débito Direto Autorizado (DDA), criado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com outras associações de instituições financeiras. Segundo a Febraban, o DDA é único no mundo. 

Poderão ser pagos por meio do DDA as contas vencidas que foram incluídas no sistema a partir de 19 de março de 2012. A novidade proporciona aos clientes maior comodidade e segurança, diminuindo, por exemplo, os riscos do golpe da saidinha, já que não será mais necessário pagar em dinheiro, afirma o diretor adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.
 
Para usar o serviço, o cliente precisa se cadastrar como sacado eletrônico na instituição financeira na qual tem conta. Somente para os clientes cadastrados no DDA será possível pagar um boleto vencido no banco da escolha do cliente, que esteja participando do DDA, e de forma eletrônica, sem ser necessário se dirigir à instituição emitente da cobrança. Os boletos são um instrumento de cobrança bancária com os dados da conta a ser paga. Contas como taxas de condomínio, planos de saúde, mensalidades escolares, assinaturas de publicações, entre outras.
 
Após o cadastramento do cliente, o banco passa a encaminhar os boletos eletronicamente. Mas o débito autorizado não significa que o débito é automático. O consumidor deverá verificar através dos canais disponibilizados pelo banco quais são os boletos que foram emitidos em seu nome, autorizar o débito em sua conta ou agendar para a data de vencimento. No caso de boletos vencidos, na hora em que for efetuar o pagamento, os valores são corrigidos automaticamente. O consumidor não necessita imprimir o documento e se dirigir ao banco emissor do mesmo.

Outra vantagem do serviço é que ele vai permitir redução dos erros de cálculo, pois os valores dos juros e atualizações para pagamento deixam de ser feitos manualmente e já saem do sistema do banco cedente, observa Tadeu de Faria.

A Febraban estima que, com o novo serviço, 48 milhões de títulos vencidos sejam incluídos no DDA.

DDA – Segundo a CIP todos os meses são lançados no sistema do DDA 19 milhões de boletos, uma média de quase 1 milhão por dia. Cerca de 6% desses títulos acabam atrasando e têm de ser pagos nos bancos cedentes. Desde o lançamento, em 2009, foram inseridos 448 milhões de boletos no DDA. Quase 100% são de pessoas jurídicas. Somente 0,3% são de pessoas físicas (PF), público composto, predominantemente, por profissionais liberais como advogados e médicos, que já utilizam o DDA para cobrar por seus serviços.

Nenhum comentário: