Páginas

quinta-feira, 20 de março de 2014

Orquestra se apresenta no Parque Dom Bosco

Orquestra se apresenta no Parque Dom Bosco

Em homenagem ao Dia Mundial da Água, os visitantes do Parque Dom Bosco, no Lago Sul, poderão assistir, neste sábado (22), às 18h, à apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, composta por trilhas sonoras de grandes filmes, como Guerra nas Estrelas e A Lista de Schindler.
 O concerto, que faz parte do projeto "Orquestra no Parque", desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), tem como objetivo levar a música clássica às áreas de lazer de todas as cidades do DF.
 Para o secretário da pasta, Eduardo Brandão, a oportunidade também é um excelente momento para reflexão sobre a importância da preservação da água.
 "Estamos passando por um momento crítico em todo o país. Com os baixos índices de chuva registrados neste ano, nossos reservatórios estão com níveis alarmantes. Precisamos, além de economizar, preservar nossos mananciais", reforçou Brandão.
 Ainda durante o evento, representantes da Semarh e da organização não governamental internacional WWF (World Wide Fund for Nature) celebrarão o Termo de Adesão ao evento "Hora do Planeta". Um ato simbólico, promovido no mundo todo, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o meio ambiente, apagando as luzes de algum ponto de destaque durante 60 minutos.
DATA- O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992. O dia 22 de março de cada ano é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionados a esse importante recurso natural. Também nessa data, foi divulgada pela ONU a Declaração Universal dos Direitos da Água, na qual são apresentadas uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão dos recursos hídricos.
PROJETO - O projeto "Orquestra no Parque" visa celebrar a harmonia entre a música clássica e o meio ambiente, aproveitando a agenda itinerante da Orquestra Sinfônica prevista para 2014, em decorrência da reforma do Teatro Nacional de Brasília. As atividades também têm como objetivo a ocupação dessas áreas públicas pela população de todas as cidades do Distrito Federal.
A primeira edição do circuito aconteceu em 14 de fevereiro, no Parque Bosque, do Sudoeste. Na ocasião, cerca de 3 mil pessoas estiveram presentes à apresentação em tributo à obra do compositor austríaco Johann Strauss. Há expectativa de que a terceira apresentação da Orquestra ocorra no aniversário de Brasília, ainda com local a ser definido.
Agência Brasília

Nenhum comentário: