Páginas

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Hands-on: Ferro elétrico sem fio 360° Freestyle Panasonic


Os japoneses da Panasonic mostram que sempre tem jeito de melhorar alguma coisa, mesmo que seja um simples ferro de passar roupa. É o caso do 360° Freestyle.

Mais conhecida por aqui pelos seus eletrônicos de consumo, TVs e microondas, desde o ano passado a Panasonic do Brasil iniciou um processo de ampliar sua linha de eletrodomésticos, trazendo para cá produtos de maior porte como  refrigeradores, lavadoras, condicionadores de ar e um produto bem menor, mas nem por isso ele deixa de ser cheio de tecnologia: um  ferro de passar roupa, o modelo NI-WL500 360° Freestyle (preço sugerido: R$ 259).
Para quem não sabe, a Panasonic tem uma longa tradição em ferros de passar. De fato, o seu primeiro eletrodoméstico foi o National “Super Iron”, lançado em 1927. Antes disso, ela só tinha fabricado adaptadores elétricos e lanternas, sendo que só em 1931 ela colocou no mercado o seu primeiro rádio. 


O 360° Freestyle tem uma história interessante, já que o objetivo da Panasonic era de desenvolver um novo ferro elétrico capaz de passar roupa de maneira mais fácil, rápida e menos cansativa. Esse projeto envolveu o esforço de quinze profissionais e o resultado foi um novo desenho da base que abandonou o tradicional formato de cunha em favor de um formato simétrico com duas pontas — uma na frente e outra na parte de trás.


Daí, duas novas linhas de produtos surgiram:


360 Quick Iron NI-W550, um modelo com fio e base em cerâmica, mais voltado para o mercado externo e o NI-WL600,  um modelo sem fio menor e com base em aço (mais ao gosto do consumidor japonês) e que foi a inspiração do nosso NI-WL500.

Segundo a Panasonic, uma das grandes sacadas do 360° Freestyle é que, com esse novo formato da base, ele se movimenta mais facilmente tanto para frente quanto para trás (tente fazer isso com um modelo convencional). E o fato dele não estar ligado a um fio permite que ele possa realizar diversas manobras “radicais” sobre o tecido, como dar um cavalo de pau ou mesmo um giro completo de 360° (daí o nome do produto — duh!).


Além disso, como ele é um pouco menor e mais leve que um modelo convencional, cansa menos o braço da pessoa que estiver pilotando o ferro. Segundo a Panasonic, a economia no tempo gasto para passar uma camisa social com 360° pode ser de até 25%.

De fato, muitas dessas características podem ser melhor entendidas por meio desses vídeos promocionais postados pela Panasonic no Youtube:
Mário Nagano



Nenhum comentário: