Páginas

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Eleitores podem se cadastrar amanhã (08)

Para expandir o atendimento de eleitores que pretendem fazer o recadastramento biométrico, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal – TRE-DF – vai abrir os cartórios e postos eleitorais do DF – das 8 às 14 horas – neste sábado, dia 8 de junho. E também no sábado - 29 de junho. Quem não fizer o recadastramento até 31 de março de 2014 terá o título cancelado.

Além do cancelamento do título, a falta do recadastramento implica outras conseqüências: impedimento para tirar passaporte, assumir cargos públicos, votar nas eleições gerais do ano que vem e se inscrever em instituições do ensino público.

Iniciado em 25 de fevereiro, o recadastramento biométrico já foi feito por 184.788 pessoas de um total de 1.861.622 eleitores, até as 16h30 de hoje (7/6).

Atendimento

Servidores cedidos pelo Governo do Distrito Federal e pelo Exército participam dos trabalhos de recadastramento do eleitorado. Em julho, duzentos terceirizados irão se juntar ao atual contingente de 320 servidores ampliando o atendimento nos cartórios e postos eleitorais.

A revisão do eleitorado tem por meta atualizar o cadastro, decorrente de nova sistemática de identificação do eleitor, mediante a incorporação de dados biométricos. Nas eleições gerais do ano que vem, os eleitores do DF serão identificados pelas digitais para poder votar.

O último recadastramento do eleitorado do Distrito Federal foi realizado em 1986, quando ainda não havia o sistema biométrico.

Como Fazer

O eleitor que for se recadastrar poderá realizar seu agendamento pela internet, a qualquer instante, acessando o site www.tre-df.jus.br ou, ainda, pelo número 3048.4000 de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Ao acessar o sistema, o eleitor pode escolher qualquer cartório ou posto da Justiça Eleitoral para ser atendido. Para facilitar o agendamento, ele deverá ter em mãos o número do título de eleitor.

Quem optar pelo agendamento por telefone deverá anotar a data, horário e o local em que será atendido, bem como o número do protocolo, necessário no dia do atendimento. Com uma ligação, ele pode agendar o atendimento para várias pessoas de sua família. Ele precisa apenas ter à mão o número do título de eleitor de cada familiar.

Por fim, o eleitor deve ficar atento ao dia em que deve comparecer ao Cartório, mas, caso não tenha condições de se apresentar na data ou horário agendados, é muito importante que cancele o agendamento pelo site do TRE-DF, para que outra pessoa possa preencher a vaga liberada.
TRE-DF

Nenhum comentário: