A Defesa Civil do Distrito Federal (DF) decretou que o DF está em estado de atenção pela segunda vez no ano. O motivo é a baixa umidade relativa do ar, que está abaixo dos 30% há cinco dias consecutivos. A Defesa Civil alerta também que hoje completa 75 dias que não chove na região.
Segundo o metereologista Manoel Rangel, do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), a seca no Distrito Federal deve continuar até outubro, quando pode haver o retorno definitivo das chuvas. "A partir da segunda quinzena de setembro pode haver chuvas fracas e isoladas em alguns pontos do DF, mas a previsão é que o retorno definitivo das chuvas seja a partir de outubro".
Para o final de semana, Rangel diz que o tempo no DF deve se manter com sol e poucas nuvens. A temperatura deve permanecer entre os 28 graus Celsius (ºC) e 30 ºC nas horas mais quentes do dias, e 14 ºC e 15 ºC, nas horas mais frias.
Com o objetivo de amenizar os efeitos da seca e do calor, a Defesa Civil do DF orienta a população a evitar aglomerações; aumentar a ingestão de líquidos, principalmente água; evitar banhos longos com água quente e o uso excessivo de sabonete, para não tirar a oleosidade natural da pele; usar roupas leves; não utilizar aparelhos de ar-condicionado e colocar bacias e toalhas molhadas nos ambientes.
Recomenda-se o uso de guarda-chuvas nos horários de sol forte, evitar exercícios físicos ao ar livre no período entre as 10h e as 17h, e pingar duas gotas de soro fisiológico em cada narina, pelo menos seis vezes por dia, para evitar ressecamento nasal e sangramento.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a umidade relativa do ar ideal seja a partir de 60%. O estado de atenção é decretado quando os índices ficam entre 20% e 30%.
Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário