Páginas

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Depois de 96 dias de seca, chuva volta a Brasília às vésperas da chegada da primavera





Às vésperas da chegada da primavera, depois de 96 dias de estiagem, choveu no começo da noite em vários pontos de Brasília. “Esta chuva vem limpar o céu, que estava cinza nos últimos dias. Amanhã (22) ele já vai estar mais azul”, disse o meteorologista Manuel Rangel, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A partir deste sábado, segundo ele, a previsão é de chuva todos os dias, sempre no fim da tarde, até o dia 28 de setembro. Para outubro, de acordo com Rangel, a previsão é de mais chuva. Durante os 96 dias de seca, a umidade relativa do ar mais baixa registrada na capital federal foi 16%.
Agência Brasil

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Justiça reconhece brasileiro como inventor da bina



'Nos EUA me disseram que, se tivesse nascido lá, seria uma celebridade', diz  NélioNicolai - Wilson Pedrosa/AE
O processo judicial que o brasileiro Nélio José Nicolei (foto) move há mais de vinte anos contra empresas de telefonia pode estar chegando ao fim. O inventor de 72 anos, que diz ter criado o sistema que ficou conhecido como Bina, finalmente teve sua patente reconhecida.

De acordo com decisão da 2ª Vara Cível de Brasília, ele terá que receber 25% do valor cobrado pelo serviço de reconhecimento de chamadas nas empresas que o adotam. A primeira companhia julgada pelo caso foi a operadora Vivo, que terá que repassar parte do seu lucro com o serviço para Nicolei.

A decisão pode abrir caminho para desfechos similares em outras ações movidas pelo inventor. Se vencer a maioria delas, Nicolei pode se tornar multibilionário.

"Lutei praticamente sozinho. Não foram poucas as pessoas, que, nesse período, diante da indiferença dos sucessivos governos brasileiros e das ameaças que recebi, me aconselharam a desistir", afirmou Nicolei ao Estado de S. Paulo.

"Fui até mesmo ridicularizado por advogados, autoridades e jornalistas. Mas jamais perdi de vista esse direito, que não é só meu, mas do povo brasileiro, privado dos royalties milionários que os meus inventos proporcionam às multinacionais que o usam sem pagar", disse.

De acordo com o jornal, 256 milhões de celulares usam o serviço no Brasil, produzindo faturamento mensal de R$ 2,56 bilhões.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Universidades americanas reunem-se com Mec para falar sobre Ciência sem Fronteira


Uma comitiva formada por representantes de 66 universidades norte-americanas se encontraram ontem (5/9) com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para conversar sobre o programa Ciência sem Fronteiras, que vai enviar 101 mil bolsistas para universidades ao exterior. A comitiva está no Brasil para participar da feira Education USA, que ocorre em São Paulo na próxima semana.
Mercadante disse que os Estados Unidos são líderes no que diz respeito à educação de qualidade, especialmente nas áreas prioritárias do programa de concessão de bolsas, como engenharias, tecnologias, ciência da computação, astronomia e produção de fármacos.
Segundo o ministro, o Ciência sem Fronteiras pretende firmar parcerias que possibilitem aos estudantes brasileiros fazer estágios em empresas dos Estados Unidos que mantenham operações no Brasil. “Essa medida cria uma identidade com a empresa, gera um interesse mútuo de aprendizado”, disse Mercadante.
O próximo passo do programa será a aplicação de 150 mil exames de proficiência em inglês para os estudantes que pleiteiam vagas no Ciência sem Fronteiras. Mercadante afirmou que o idioma é um dos principais obstáculos dos alunos. “Vamos identificar os alunos que estão próximos de obter a aprovação e vamos dar prioridade a esses alunos, montando uma estrutura de oferta de cursos de inglês nas universidades federais”, disse. Ainda neste segundo semestre, devem ser beneficiados entre 7 mil e 10 mil estudantes.
Outra medida anunciada pelo ministro é o interesse em criar paralelamente às Olimpíadas e às Paralímpiadas do Rio, em 2016, a 1ª Olimpíada do Conhecimento da Juventude reunindo as principais áreas do conhecimento. “Esta seria uma herança deixada pelo Brasil para estimular o espírito olímpico no esporte e na salas de aula”.
Ao todo, universidades de 12 países fazem parceria com o Brasil pelo programa. Os estudantes interessados em concorrer a bolsas do Ciência sem Fronteiras devem acessar o site do programa até o dia 14 de setembro.

sábado, 1 de setembro de 2012

DF em estado de atenção pela baixa umidade do ar


A Defesa Civil do Distrito Federal (DF) decretou  que o DF está em estado de atenção pela segunda vez no ano. O motivo é a baixa umidade relativa do ar, que está abaixo dos 30% há cinco dias consecutivos. A Defesa Civil alerta também que hoje completa 75 dias que não chove na região.
Segundo o metereologista Manoel Rangel, do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), a seca no Distrito Federal deve continuar até outubro, quando pode haver o retorno definitivo das chuvas. "A partir da segunda quinzena de setembro pode haver chuvas fracas e isoladas em alguns pontos do DF, mas a previsão é que o retorno definitivo das chuvas seja a partir de outubro".
Para o final de semana, Rangel diz que o tempo no DF deve se manter com sol e poucas nuvens. A temperatura deve permanecer entre os 28 graus Celsius (ºC) e 30 ºC nas horas mais quentes do dias, e 14 ºC e 15 ºC, nas horas mais frias.
Com o objetivo de amenizar os efeitos da seca e do calor, a Defesa Civil do DF orienta a população a evitar aglomerações; aumentar a ingestão de líquidos, principalmente água; evitar banhos longos com água quente e o uso excessivo de sabonete, para não tirar a oleosidade natural da pele; usar roupas leves; não utilizar aparelhos de ar-condicionado e colocar bacias e toalhas molhadas nos ambientes.
Recomenda-se o uso de guarda-chuvas nos horários de sol forte, evitar exercícios físicos ao ar livre no período entre as 10h e as 17h, e pingar duas gotas de soro fisiológico em cada narina, pelo menos seis vezes por dia, para evitar ressecamento nasal e sangramento.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a umidade relativa do ar ideal seja a partir de 60%. O estado de atenção é decretado quando os índices ficam entre 20% e 30%.
Agência Brasil