Quando se fala de Páscoa a primeira coisa que vem na cabeça é chocolate. No período que marca a chegada da Semana Santa, as pessoas costumam comprar e ganhar ovos de páscoa de diversos tipos e sabores, que dão água na boca. Mas é melhor ter cuidado com o exagero.
Benefícios e malefícios
De acordo com a nutricionista Danielli Lodetti, o chocolate, se consumido com moderação, pode trazer benefícios ao organismo. Isso porque o cacau tem substâncias antioxidantes que ajudam no controle do colesterol e da pressão.
Da mesma forma que o chocolate pode trazer benefícios, se consumido com exagero pode ser prejudicial à saúde. “O chocolate é um faca de dois gumes”, afirmou a nutricionista. Isso porque além do cacau, o alimento possui também porções de açúcar e leite, que podem levar ao aumento de peso, da glicose e do colesterol, além do acúmulo de gordura corporal.
100% ou 50% amargo
A nutricionista recomenda que as pessoas prefiram o chocolate amargo ou meio amargo, que possui mais cacau e bem menos açúcar e gordura. Dessa forma, o alimento é até indicado diariamente. “Quanto mais amargo melhor. Você pode consumir um tablete de (até) 10 gramas por dia”.
Já os chocolates ao leite e branco não são recomendados. Segundo Danielli, o chocolate ao leite, tem uma porção bem pequena de cacau e maior de açúcar. E o chocolate branco é menos indicado ainda. Isso porque a fabricação do alimento é feita com manteiga de cacau, que não traz nenhum benefício à saúde.
Chocolate x Acne
Diz a lenda que o chocolate é o grande vilão das indesejáveis espinhas. Mas a verdade é que ele não tem nada a ver com o aparacimento da acne. Não é o chocolate que aumenta a acne, mas o açúcar. “Com o consumo de açúcar, a glicose sobe rapidamente e o excesso de açúcar no sangue aumenta as inflamações”, explicou a nutricionista.
Ela também informou que isso só acontece em pessoas que já possuem predisposição para a acne. O açúcar não vai “fazer aparecer” espinha em quem nunca teve.
Glicose
O nível de glicose no sangue deve ser de até 100 miligramas por decilitro de sangue se a pessoa estiver de jejum. Em outros casos, a taxa máxima é de 140 miligramas por decilitro.
Agora você já sabe que não precisa deixar de comer chocolate. É só fazer a escolha certa e seguir as dicas da nutricionista e evitar os exageros.
Jangadeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário