Dois médicos americanos da Indiana University School of Medicina, dos EUA, colocam por terra vários mitos relacionados à saúde. Em seu livro "Don't Cross Your Eyes...They'll Get Stuck That Way", Aaron Carroll e Rachel Vreeman acabam com as verdades sobre a vitamina C no combate e prevenção à gripe; a ingestão de leite quente à noite para atrair o sono e até a radiação que a tela do computador emite.
Para eles, a ingestão de vitamina C não é determinante na prevenção da gripe apesar de garantirem que a falta dela no organismo também pode desencadear outras doenças. Eles se basearam em outros estudos para chegarem a essa conclusão e garantem que o mais eficiente para se ver livre da gripe é lavar as mãos, mantendo-as livres dos germes.
Ingerir leite quente para atrair o sono é outro mito, dizem os autores do livro. Eles garantem que o leite contém realmente uma quantidade de aminoácido-tripofano- aminoácido essencial utilizado pelo cérebro, juntamente com a vitamina B3, a niacina (e o magnésio, para produzir a serotonina, um neurotransmissor importante no processo bioquímicos do sono e do humor. No entanto, essa quantidade é irrisória e não produz o efeito propagado.
E o que dizer da radiação emitida pela tela do computador? Ela realmente danifica a vista? Ela não prejudica os olhos, dizem eles. A televisão no passado, quando foi lançada, emitia 100 mil vezes mais radiação do que as telas atuais. A dor na vista e na cabeça que muitas pessoas podem sentir após um dia inteiro diante do computador é a mesma provocada por um treino físico exaustivo, garantem. A solução? Praticar exercícios que massageiem os olhos e os relaxem, orientam Aaron Carroll e Rachel Vreeman.
Agência Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário