Páginas

quinta-feira, 31 de março de 2011

Avós maternos terão de pagar pensão de neto, decide o STJ

Pela primeira vez, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu que os avós maternos também podem ser incluídos como responsáveis pelo pagamento de pensão alimentícia para os netos.
A decisão abre precedente para que os tribunais apliquem esse entendimento.
O questionamento sobre a participação dos avós maternos nas pensões ocorreu porque o Tribunal de Justiça de São Paulo considerou que os avós paternos deveriam assumir o pagamento do benefício caso o pai da criança não o fizesse.
Inconformados, os avós paternos recorreram ao STJ para dividir a obrigação com os avós maternos.
O STJ considerou legal o pedido baseado no Código Civil, que estipula que os parentes mais próximos podem ser acionados para garantir o direito à alimentação.
O caso foi provocado por uma mãe que entrou com ação contra os avós paternos.
Ela alegava que o pai de seus filhos não vinha cumprindo o pagamento de 15 salários mínimos e, por isso, os avós paternos deveriam complementar o valor. Os nomes são mantidos em sigilo.
Segundo alguns especialistas em direito de família, apesar de a decisão ser inédita no STJ, parte dos tribunais estaduais já a aplicava.
"Agora a jurisprudência foi consolidada", disse o juiz José Dantas Paiva, da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros). Para ele, a decisão é positiva. "Afinal, filhos e netos não têm culpa".
O advogado Rodrigo da Cunha Pereira, presidente do IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito de Família), não concorda. "Avós maternos não deveriam ser implicados porque a mãe já faz a parte dela. O mundo masculino sai ganhando de novo", disse.

sábado, 26 de março de 2011

Hora do Planeta mobilizará 134 países

Dentro de algumas horas, um número recorde de pessoas em mais de 130 países ao redor do globo irá desligar as luzes durante uma hora, demonstrando apoio a ações por um futuro sustentável.

Centenas de monumentos, outras edificações e residências em milhares de cidades ficarão às escuras entre as 20h30min e 21h30min deste sábado - hora local, quando milhões de pessoas se unirem a um dos maiores atos voluntários em prol do meio ambiente no globo.  Indivíduos, organizações e governos estão comprometidos em levar a ação além da hora, pois o compromisso não termina com o reacender das luzes. 


"Ao entrarmos na quinta edição mundial da Hora do Planeta, com a participação de um número recorde de países e de territórios, é inspirador vermos o que se pode conseguir quando nos unimos em torno de um objetivo comum", afirmou Andy Ridley, co-fundador e diretor-executivo da Hora do Planeta. "Imagine o que poderemos obter se formos além da hora", ressaltou. 


O evento irá percorrer o globo ao longo de 24 horas, desde o momento em que as primeiras luzes forem apagadas nas ilhas Fiji e na Nova Zelândia, até o reacender das luzes no arquipélago de Samoa. A trajetória mais longa será na Rússia, onde a Hora do Planeta atravessará 11 fusos horários. 


O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, também apoiará à Hora do Planeta. "Vamos celebrar juntos e buscar ações para proteger o planeta e assegurar o bem-estar da humanidade. Vamos usar esses 60 minutos de escuridão para ajudar o mundo a encontrar a luz", disse. 


Hoje, monumentos e outros pontos de referência bem conhecidos no mundo ficarão às escuras em todo o mundo durante uma hora. Entre eles, a Torre Eiffel (Paris); a roda gigante London Eye e o relógio Big Ben (Londres); o edifício do Empire State (Nova Iorque); o prédio em formato de vela gigante do hotel Burj Al Arab (Dubai); o castelo da Alhambra (Granada/Espanha); a estátua do Cristo Redentor e os Arcos da Lapa (Rio de Janeiro); a Acrópole de Atenas (Grécia); o Portal da Índia (Nova Délhi); a Grande Mesquita do Sheik Zayed (Emirados Árabes Unidos); e o teatro da Ópera de Sydney (Austrália). 


Quatro dos cinco edifícios mais altos do mundo também terão suas luzes apagadas. Só a Torre do Califa (Dubai) tem meio milhão de pontos de luz. 


Durante a Hora do Planeta, também serão apagados os holofotes de monumentos naturais espetaculares, como as cataratas do Niágara (entre Canadá e Estados Unidos) e as cataratas de Vitória (entre Zâmbia e Zimbábue, na África), e a barragem de Itaipu (Brasil) assim como a Montanha da Mesa (Cidade do Cabo/África do Sul).  


Residências reais e presidenciais, castelos e palácios no Peru, Tailândia, Suécia, Madagascar e Honduras também terão suas luzes desligadas.  A maior unidade residencial africana, uma propriedade conhecida como Gwarimpa Housing Estate, em Lagos (Nigéria), também participará.


Este ano, o apoio ao evento cresceu na África, Oriente Médio, Ásia Central e nas Américas, onde um grande número de países aderiu pela primeira vez à Hora do Planeta. Entre eles estão a Jamaica, Uganda, Suazilândia, Irã, Tadjikistão, Chade, Azerbaijão, Palestina, Suriname, Gibraltar, Uzbequistão, Trinidad & Tobago, Lesoto e Líbano. 


Mídias online irão, mais uma vez, desempenhar um papel fundamental na Hora do Planeta, unindo a comunidade global. O YouTube, por exemplo, exibirá uma página personalizada da Hora do Planeta, onde se poderá clicar em um interruptor e escurecer a página. 


Além da Hora


Este ano, a Hora do Planeta pede aos indivíduos, empresas e governos para ir além da hora. Isso requer um comprometimento com uma ação duradoura que se estenda após o evento de desligamento das luzes. Para isso, foi criado um programa online em
www.earthhour.org/beyondthehour, onde serão registradas e mostradas ações com as quais as pessoas e organizações de todo o mundo se comprometeram. 

Em Uganda, vários indivíduos e organizações que prometeram ir além da hora vão plantar mais de 16 mil árvores.  Em Lumbini, no Nepal, será feito o plantio de 108 mil árvores. 


Na China, todas as 83 cidades da parte continental do país que participam da Hora do Planeta prometeram ir "além da hora" e fazer "uma mudança" em prol do planeta.  A cidade de Xangai vai criar mil hectares de novos espaços urbanos verdes. Em Chengdu, o governo municipal distribuirá 60 mil bicicletas nas áreas centrais da cidade e criará mais de mil estações para aluguel de bicicletas.   
 
O Distrito Federal apagará as luzes do Palácio do Buriti e Anexo, o Memorial JK, o Teatro Nacional, a Catedral, o Museu do Índio, o Complexo Cultural da República e a Ponte JK. 

Para ver um mundo melhor, hoje de 20h30 às 21h30, apague as luzes você também.

Dia do cacau - 26 de março

A origem do cacau é contada pelos povos pré-colombianos. O deus asteca dos ventos gelados e da lua prateada, Quetzalcóatl, ofereceu aos seres humanos um presente: sementes de um fruto mágico, que era capaz de repor a energia das pessoas, aliviando o cansaço. Quetzalcóalt foi aos campos luminosos do Reino dos Filhos do Sol e roubou as sementes da árvore sagrada, o cacaueiro.

Os primeiros a cultivarem a árvore foram os sacerdotes astecas. Os frutos estavam intimamente ligados à religiosidade, devido à lenda. Das favas desses frutos, os astecas produziam uma bebida amarga que, segundo a crença, possuía poderes especiais e só podia ser tomada em taças de ouro.

O conquistador espanhol Fernando Cortés, quando chegou ao México em 1519, teve contato com a bebida dos astecas. Em carta ao rei Carlos V, Cortés relatou as propriedades energéticas da maravilhosa bebida: bastava uma taça daquele precioso líquido para que a pessoa recuperasse a energia perdida em um dia de caminhada, sem necessidade de qualquer outro alimento. Cortés afirmou que o imperador dos astecas, Montezuma, nunca se servia da bebida sagrada na mesma taça de ouro. Mais do que uma demonstração de riqueza, tal prática provava a enorme reverência que os astecas tinham pela bebida. Da amarga bebida dos astecas ao delicioso chocolate apreciado nos dias de hoje, o cacau teve uma trajetória bastante singular. O gosto amargo da bebida não agradava aos europeus que, aos poucos, foram adicionando especiarias, açúcar e outros condimentos. A partir daí, a bebida, tomada quente, conquistou todas as cortes européias e se tornou privilégio das elites. Logo depois, o cacau passou a ser processado em tabletes, que eram facilmente transformados em bebida.

A Espanha detinha praticamente toda a produção de cacau e chocolate quando, em 1778, estes passaram a ser industrializados nos Estados Unidos e na Holanda. O holandês Van Houten foi pioneiro na indústria de chocolate em seu país e, segundo alguns estudiosos, produziu os primeiros ovos de chocolate consumidos na Páscoa.

Theobroma Cacao, que em grego significa "alimento dos deuses", é o nome científico do cacaueiro, espécie nativa da floresta tropical úmida americana, que teve sua origem, provavelmente, nas nascentes dos rios Amazonas e Orenoco, depois ultrapassou os Andes, atingindo Venezuela, Colômbia, Equador, países da América Central, México e também o Brasil, ao longo do rio Amazonas. O cacaueiro foi introduzido na Bahia, em 1746, pelo colono francês Luís Frederico Warneaux, que trouxe as sementes do Pará. Atualmente, a Bahia é o maior produtor nacional de cacau, atendendo os mercados interno e externo.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Um olhar perigoso

Conhecida da garotada já há um ano, o uso das Circle Lens anda chamando a atenção dos médicos. Isso porque essa lente de contato tem um diâmetro de 14 mm, 2 mm a mais do que a média de diâmetro da íris. Isso faz com que os olhos pareçam bem maiores. A mania começou nos países asiáticos (para imitar a expressão dos personagens de mangás, os gibis de historinhas japoneses) e se tornou mundial depois que surgiu o boato que a cantora   Lady Gaga usou-as em um clip. O problema é que fazem mal à saúde ocular. 
 
Os médicos chamam atenção para o fato.

O médico oftalmologista Dr. Leo Carvalho, da Clínica de Olhos (www.clinicadeolhos.org) esclarece as etapas pelas quais as lentes de contato devem passar: “Todos os produtos que podem de alguma forma interferir na saúde devem respeitar dois aspectos. Primeiro: devem ser elaborados e testados por meio de experimentos baseados em ciência, assim o usuário estará protegido. Segundo: para os produtos serem comercializados, devem, obrigatoriamente, ser liberados pelos órgãos legais que regulamentam as leis de cada país, como a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), no Brasil e o FDA nos EUA, por exemplo,” diz o médico.

As Circle Lens desrespeitam ambos os aspectos, pois não foram submetidas a testes científicos para averiguar se são saudáveis  aos olhos e não se sabe os riscos que podem trazer. Também não passaram pela aprovação dos dois órgãos de saúde.  

Dr. Leo também esclarece que o uso indiscriminado das lentes de contato, sem propósitos oftalmológicos, pode ser perigoso. “A falta de orientação e de cuidados traz aos usuários um enorme risco e em muitos casos acaba interferindo definitivamente na qualidade de vida dos mesmos. As lentes utilizadas com finalidade visual, proporcionalmente, oferecem menos risco que as estéticas até pelo perfil distinto desses grupos. As lesões podem ser simples e de fácil tratamento, mas existem situações em que essas pessoas podem ficar definitivamente cegas”, diz o especialista.

Em relação à excêntrica moda das Circle Lens Dr. Leo Carvalho afirma: “O ideal nesse momento é orientar e esclarecer a população sobre as informações necessárias e aguardar que os órgãos legais em cada país regulamentem se essas lentes poderão ou não serem comercializadas”.
 
Nos países asiáticos, Coréia, China, Japão e Tailândia, as Circle Lens estão bastante popularizadas e podem ser compradas em algumas lojas sem a necessidade de prescrição médica. Já no ocidente, a compra pode ser feita pela internet, porém as lojas especializadas em lentes não comercializam o produto. Em países como os EUA e a Austrália, a venda é proibida. 
Celia Pardi

Carros exclusivos para meninas

Nem Fuscão preto, nem Brasília amarela, o carro cor-de-rosa é o objeto de desejo de muitas mulheres

O Fiat 500 Pink tem edição limitada
e está a venda somente no Reino Unido
O Fiat 500 Pink tem edição limitada e está a venda somente no Reino UnidoCom a ascensão do público feminino ao mercado automotivo, muitas montadoras  começaram a desenvolver produtos exclusivos para esse público. E para aqueles que acham que Penélope Charmosa está somente no imaginário feminino, a montadora italiana Lancia – que pertence ao Grupo Fiat – lançou o Ypsilon ELLE.

O modelo traz uma série de detalhes fashion, a começar pela cor da carroceria. Trata-se de uma tonalidade de cor-de-rosa metálica, presente também nas rodas de 16 polegadas. Outros elementos cromados, como a grade dianteira e as maçanetas, dão um toque de elegância. A exclusividade do compacto é ressaltada até nas colunas “B”, que receberam adesivos na cor preta com ilustrações que remetem às capas da publicação presente em mais de 80 países no mundo. O logotipo ELLE completa a versão glamourosa da Lancia.
No interior, o acabamento dos bancos é em couro roxo com costuras brancas, enquanto os painéis de porta possuem um tipo de tecido criado apenas para o compacto. Os detalhes em roxo também aparecem no painel e até na coifa da manopla do câmbio. O teto é revestido em Alcântara na cor branca, material que também se faz presente na parte interna das colunas “A”. Até mesmo o assoalho do Ypsilon é diferenciado, com um material semelhante ao veludo. O Ypsilon ELLE foi produzido em série limitada de 50 unidades, vendidas apenas no mercado europeu.
Um dos carros mais customizados da nova era, o Fiat 500 também ganhou uma versão na cor rosa. O 500 Pink Limited Edition foi desenvolvido para mulheres com espírito jovem e que gostem de um visual fashion. Além da carroceria cor de rosa, o compacto vem de série com teto solar, volante em couro, acabamento interno na cor preta, além de outros itens personalizados alusivos à versão. Sob o capô, o Pink Limited Edition é equipado com um motor 1.2, que leva o carro aos 100 km/h em 13 segundos, o que comprova que não se trata de uma versão esportiva, mas apenas para “desfiles”. O modelo está disponível apenas no Reino Unido.

Troféu rosado

Regina Velloso chama atenção por
onde passa com seu Vectra rosa,
que é uma premiação por seu
desempenho profissional
Regina Velloso chama atenção por onde passa, em Brasília. Além do cuidado com a beleza e com o vestuário, ela dirige um Chevrolet Vectra no tom rosa claro. Regina, que deixou a profissão de maquiadora para tornar-se diretora executiva da Mary Kay (maior empresa de cosméticos dos Estados Unidos e entre as três maiores do mundo) contou para o Comunidade VIP que o carro rosa é um “troféu”, que a empresa concede às diretoras de vendas independentes a partir do momento em que elas atingem um determinado balanço entre suas vendas e o número de pessoas que conseguem atrair para o negócio.
O carro é totalmente original e já sai de fábrica  na cor rosa, acabamento interno na cor preta e traz uma plaquinha ao lado do volante com o nome da diretora executiva. “Em menos de oito anos de consultoria, esse é o segundo veículo rosa que ganho da empresa”, destaca.
Regina conta que já passou por várias saias justas por causa do Vectra rosa. “As pessoas perguntam se eu sou louca por ter pintado o carro de rosa, outras me param pedindo para tirar fotos. Já aconteceu de eu estacionar o carro, e mulheres acompanhadas de seus maridos pedirem um igual. Então, eles olham e falam: “A senhora me arrumou um problemão”, diz ela rindo.


 Disponível no Brasil




















Para as consumidoras brasileiras que também desejam adquirir um veículo cor-de-rosa, aqui fica a sugestão: o Lifan 320 da recém-chegada marca chinesa. Esse hatch de 3,75 metros, tem estilo e decoração que remete ao britânico Mini Cooper. Além da carroceria na cor rosa, o modelo atrai pela extensa lista de itens de série, que inclui ar-condicionado, vidros e travas elétricos, faróis de milha e de neblina, duplo airbag, aerofólio, freios ABS, entre outros. Sob o capô está o motor 1.3 16V de 85 cv. O Lifan 320 custa a partir de R$ 29.980 e chega como uma opção mais em conta para um supercompacto. O carro já está disponível nas concessionárias da marca.
Hellen Lopes -Jornal da Comunidade







quinta-feira, 24 de março de 2011

Contran torna obrigatórias as placas refletivas

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) tornou obrigatório o uso de placas refletivas no ato do primeiro licenciamento do veículo. O órgão publicou a alteração no Diário Oficial da União desta quarta-feira (23). A resolução 231 começa a valer no dia 1º de janeiro de 2012. Veículos já emplacados só precisarão trocar a placa quando houver mudança de município.    
O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) entende que a película refletiva aumenta a segurança, pois a placa se torna visível em situações noturnas, de chuva ou neblina. Atualmente, o proprietário pode escolher entre três tipos de placa: normal, especial e refletiva, que é a mais cara.

Outra modificação anunciada é o aumento no tamanho das placas de motocicletas, triciclos e motonetas. Os atuais 187 milímetros de comprimento e 136 mm de altura vão passar a 200 e 170 mm, respectivamente. Desta forma, os caracteres passam de 42 para 53 mm de altura.
Interpress Motor

quarta-feira, 23 de março de 2011

Chocolate amargo para pressão alta


Uma pesquisa realizada pelos cientistas da Universidade de Linköping, na Suécia, concluiu que o chocolate amargo, com alta porcentagem de cacau, pode ser eficaz contra a pressão alta. De acordo com o estudo, divulgado em novembro de 2010, o alimento inibe uma enzima no organismo conhecida por elevar a pressão arterial.

Foram recrutados 16 voluntários para a realização da pesquisa. Durante dois dias, eles foram proibidos de ingerir chocolate ou qualquer outro alimento com compostos similares. Os participantes tiveram que fazer exame de sangue antes e depois de comer 75g de chocolate amargo contendo 72% de cacau. Através deste procedimento, os cientistas verificaram redução de 18% na atividade da enzima conversora da angiotensina (ECA), que é responsável pela regulação da pressão arterial.

“Outros estudos, com diferentes metodologias, também chegaram à mesma conclusão. Entretanto, o mecanismo pelo qual o cacau poderia reduzir a pressão arterial ainda não está completamente elucidado. Os autores de uma pesquisa publicada no jornal “BMC Medicine” dizem que os polifenóis, em particular os flavonóides (antioxidantes), contidos nos produtos com cacau parecem aumentar a formação de óxido nítrico do endotélio (revestimento dos vasos sanguíneos), o que promove a vasodilatação e, consequentemente, pode diminuir a pressão sanguínea”, explica Iara Waitzberg Lewinski, nutricionista do Ganep Nutrição Humana.

O cardiologista Daniel Magnani, do Hospital do Coração (HCor) de São Paulo (SP), explica que os flavonóides estão relacionados à redução do colesterol e ao relaxamento arterial, ajudando no combate à hipertensão.

Entretanto, Iara acredita que seriam necessárias mais pesquisas para comprovar a eficácia do cacau para ajudar a reduzir a pressão arterial, além de determinar a quantidade de ingestão necessária do alimento e investigar seu efeito a longo prazo.

Benefícios

As vantagens do chocolate vão muito além do sabor. “O chocolate amargo é rico em antioxidantes (substâncias capazes de neutralizar o efeito oxidante de radicais livres e de outras substâncias) como os flavonóides, por exemplo, que previnem o envelhecimento e conferem proteção cardiovascular”, assegura Iara.

Magnani completa: “O doce também possui substâncias relacionadas à melhora das funções cognitivas, além de liberar serotonina, que leva à sensação de prazer”. Contudo, Mariana alerta para o fato de que estes benefícios só são válidos para o chocolate amargo ou meio amargo. “Alguns estudos mostram que o chocolate ao leite pode inibir os benefícios desses antioxidantes, sem contar que eles são ricos em açúcar e gordura saturada ao mesmo tempo em que são pobres em cacau, que é o principal responsável pelos benefícios do alimento”, justifica.

Cuidados

De acordo com Iara, não existe uma quantidade recomendada para consumo de chocolate amargo. “Devido à falta de padronização na metodologia empregada nos estudos científicos, ainda não há um consenso sobre a quantidade ideal de chocolate amargo a ser consumida diariamente, seja com o objetivo de reduzir a pressão arterial, seja para outros fins”, afirma.

Mariana Froes também concorda com esta informação. “Há estudos que falam de 38g ao dia, mas eu diria que isso vai depender de cada caso, pois o chocolate também contém açúcar, gordura saturada”, informa.

Iara e Magnani alertam ainda para o fato de que o consumo em excesso pode favorecer o sobrepeso e obesidade, que aumentam as chances de doenças cardiovasculares. Por fim, Mariana adverte: “Nada vale comer o chocolate amargo e não ter uma alimentação saudável. Por isso a palavra é equilíbrio para melhor desfrutar desses alimentos que chamamos de funcionais”.

terça-feira, 22 de março de 2011

Dia Mundial da Água: consumo consciente ajuda a reduzir a conta no fim do mês


Para algumas pessoas, dizer que a água vai acabar soa algo apocalíptico. Porém, é preciso entender que isso não significa que os mananciais vão secar, mas à medida que os rios vão ficando cada vez mais poluídos, é maior a necessidade de “potalização”, ou seja, de tornar a água própria para consumo.
O problema é que esse processo custa dinheiro, exigindo investimentos pesados dos governos, que serão repassados para o consumidor por meio da cobrança mais cara da água e até do fornecimento restrito.
Por conta disso, o consumo consciente desse recurso natural e finito é essencial para o bem-estar da Natureza e da sociedade. Assim, no Dia Mundial da Água, comemorado nesta terça-feira (22), conheça algumas mudanças que você pode adotar no seu cotidiano, reduzindo a conta no fim do mês!
1. Banho rápido e cidade abastecida De acordo com cálculos feitos pelo Instituto Akatu, se a metade dos 100 mil habitantes de uma cidade diminuísse o tempo do banho de 15 para 5 minutos, a água economizada em um ano seria suficiente para abastecer todos os moradores desse mesmo município durante cerca de sete meses.
Um dos benefícios dessa medida é que evita mais investimentos do Governo, que pode usar esse dinheiro para outros fins, como, por exemplo, educação e saúde.
2. Dentes limpos com a torneira fechada Se os moradores de Recife (1,5 milhão) escovassem os dentes três vezes ao dia com a torneira fechada, o líquido economizado em dois dias conseguiria abastecer todas as necessidades de água de um dia dos 397 mil moradores de Florianópolis.
As pessoas costumam pensar que fazer a sua parte não faz diferença, se os vizinhos não fizerem a deles. Mas isso não é verdade. Pegando o mesmo exemplo: se uma única pessoa sempre fechar a torneira nas três vezes que escovar o dente no dia, durante 73 anos, vai economizar quase 1 milhão de litros de água!
3. Bacia cheia d’água para lavar louça Ao lavar pratos, talheres, copos e panelas, utilize uma bacia cheia d'água para ensaboar a louça, só abrindo a torneira para o enxágue.
Se cinco famílias reduzirem o tempo da torneira ligada de 15 para 5 minutos nas três vezes que lavam louça no dia, durante vinte anos, seriam poupados 17,5 milhões de litros de água. A quantia é suficiente para suprir todas as necessidades de água de cinco pessoas durante toda a vida.
4. Da máquina de lavar roupa para a calçada! Uma máquina de lavar roupa com capacidade de 5 quilogramas usa 135 litros de água por lavagem. Se uma família usá-la duas vezes na semana, gastará 270 litros de água.
O que pouca gente conhece é que parte desse total, ao sair do enxágue, pode ser usada em outros pontos da casa que não precisam de água totalmente limpa, como a lavagem da calçada da sua casa. Se você fizer isso uma vez na semana, poupará 14 mil litros de água por ano.
Outra possbilidade é usar essa água para lavar motos e carros. Caso não queira reutilizar a água, outra possibilidade é lavar os veículos utilizando balde, em vez da mangueira.
5. Vegetarianismo e economia de água De acordo com a SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira), dentre todas as indústrias, a criação maciça de animais para consumo humano é a que faz o uso mais ineficiente dos recursos hídricos. A carcinicultura (criação de camarões em cativeiro), por exemplo, consome de 50 a 60 litros d'água por quilo de camarão produzido, o que representa mais água doce que a irrigação da agricultura.
Eles ainda lembram que o Relatório Unesco para o Fórum Mundial da Água, de 2004, revelou a quantidade de água limpa usada, em média, para matar a sede de cada animal por dia:
Galinha: 0,1 litro
Peru: 0,2 litro
Bode: 8 litros
Porco: 15 litros
Boi: 35 litros
Vaca leiteira: 40 litros
Sem falar que 70% da água doce mundial vai para a agricultura e que mais da metade da produção agrícola alimenta os animais, que a quantidade de dejetos produzidos pelos bichos criados para consumo é lançada sem tratamento na terra e água, contaminando lençóis freáticos, rios e mares, e que o processo de abate também consome água em abundância. Por isso, os defensores dessa ideia acreditam que o vegetarianismo é a forma mais eficiente de economizar água.
Mudança de atitude e água para todos De acordo com o Instituto Akatu, hoje, são mais de 20 milhões de brasileiros sem acesso à água tratada, o que provoca doenças, principalmente nas crianças, e impede o desenvolvimento social e econômico das pessoas e comunidades afetadas pela falta de água de boa qualidade.
Por isso, mudanças simples nos hábitos cotidianos de consumo têm um impacto enorme. Se não conseguir fazer tudo que está listado neste texto, faça pelo menos um deles e contribua para que um recurso natural tão precioso como a água possa chegar a todos.
InfoMoney

Um dos 28 casos no mundo, garoto de 9 anos sofre com envelhecimento precoce


Pele enrugada, problemas motores e atraso cognitivo são alguns dos sintomas da doença gênica que acomete garoto mineiro de 9 anos, um dos 28 casos registrados no mundo


Belo Horizonte — Em Itaguara, cidade da região central de Minas Gerais, a 100km de Belo Horizonte, uma doença rara desafia a ciência. Desde os primeiros meses de vida do garoto Eduardo Júnior Silveira, hoje com 9 anos, seus pais buscam, incansavelmente, na medicina, tratamento para reverter o quadro de envelhecimento precoce que atinge a criança. Mas a pele fina e enrugada, a dificuldade para andar, o baixo peso, os problemas na dicção e o atraso cognitivo são sintomas que ainda não têm solução médica. Diagnosticado como portador da síndrome de Wiedemann-Rautenstrauch, o caso de Eduardo é um dos 28 já registrados no mundo.
“As bases genéticas da doença ainda não são conhecidas e, por isso, não há cura, nem mesmo tratamento”, explica a geneticista pediátrica e membro do serviço de genética do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC/UFMG), Letícia Lima Leão. A médica é responsável pelo diagnóstico da doença de Eduardo, o único registrado nos 25 anos do serviço de genética do HC.

Também chamada de progeroide neonatal, a síndrome de Wiedemann-Rautenstrauch é classificada, segundo Letícia, como uma doença gênica com padrão de herança autossômico recessivo. Nesse caso, não há anormalidade nos cromossomos — estruturas localizadas no núcleo celular responsáveis por carregar toda a informação genética que as células necessitam para crescimento, desenvolvimento e reprodução e que determinam, entre outras coisas, a cor dos olhos, da pele, dos cabelos e da estatura. No entanto, quando os genes que compõem esses cromossomos apresentam alterações, podem ocorrer mutações genéticas. Nos casos em que o padrão de herança é recessivo, é preciso que a mutação ocorra nos dois genes oriundos do pai e da mãe (veja arte).

“Os pais não desenvolvem a doença, mas são portadores da síndrome em sua carga genética. A cada gravidez, eles têm um risco de 25% de ter uma criança com a doença novamente”, explica a médica. Ainda segundo ela, não é possível prever o tempo de vida desses pacientes.

Presidente da Sociedade Brasileira de Genética Médica, o geneticista pediatra Marcial Francis Galera confirma a dificuldade de tratar a doença. “É uma síndrome extremamente rara, que faz parte de um grupo de doenças que provocam envelhecimento precoce e ainda não têm cura nem medicação específica. Nesses casos, o prioritário é a manutenção dos cuidados com a saúde da criança, como proteção à pele, boa alimentação e higiene pessoal”, afirma.

“Mesmo já tendo ouvido de especialistas do Hospital das Clínicas de São Paulo, da Universidade Estadual de Campinas, e de vários médicos de Belo Horizonte que não há cura para o caso do Eduardo, não perdemos a esperança. Queremos nos aprofundar no assunto para descobrir se ele é mesmo portador dessa síndrome ou se existe tratamento em algum lugar do mundo. Vamos correr atrás sempre. Queremos zelar pela saúde dele. Se deixarmos de lado, pode ser tarde”, diz o pai do garoto, o auxiliar de serviços gerais José Júnior Silveira, 55 anos.

A rotina de Eduardo é cercada de cuidados dos pais, que seguem as orientações dos diversos especialistas já procurados pela família para garantir qualidade de vida ao menino. “Ele tem uma rotina de vida normal. Não tem outras doenças e é ativo, sorridente e participativo. Levanta às 6h e vai à Apae, onde participa de oficinas. À tarde, estuda o primeiro ano na escolinha. Mas devido às limitações físicas, não consegue andar direito e temos de ajudá-lo. Sempre que sai também precisa usar fralda”, conta José Silveira.

No SUS
Especialidade recente na medicina, a genética foi instituída na rede pública de saúde em 21 de janeiro de 2009, por meio da Portaria nº 81/09 do Ministério da Saúde, mas, na prática, a oferta do serviço ainda esbarra na falta de uma portaria definitiva que regulamentará o funcionamento do serviço no Sistema Único de Saúde (SUS). “A medida determina que a genética seja oferecida no SUS, mas ainda é preciso montar serviços de referência, além de capacitar e de contratar profissionais para orientar e dar suporte aos pacientes”, afirma o geneticista pediatra Marcial Galera.

A falta de uma providência, de acordo com a médica Letícia Leão, gera entraves no atendimento. “Hoje, temos 6 mil famílias sendo atendidas no serviço de genética do Hospital das Clínicas da UFMG, que é o único credenciado em Minas Gerais para esse tipo de atendimento. Muitas pessoas do interior e até mesmo de Belo Horizonte desistem de buscar tratamento diante da dificuldade de conseguir uma vaga”, explica. As consultas, segundo Letícia, são marcadas a cada três meses. “O primeiro atendimento é demorado. Dura cerca de duas horas. É preciso conhecer a história do paciente, construir uma árvore genealógica com pelo menos três gerações. Quando as vagas são abertas, elas se encerram imediatamente”, acrescenta, informando que há apenas cerca de 15 geneticistas na capital mineira e menos de 200 no Brasil.
O Ministério da Saúde, órgão responsável pela definição das diretrizes da assistência, informa que a execução da prestação dos serviços e do atendimento à população é responsabilidade direta dos gestores locais de saúde, que são os estados e os municípios. “Cabe às secretarias estaduais e municipais definirem sua rede de serviços e assistência à população”, sustenta o órgão.

Síndrome de Wiedemann-Rautenstrauch

O que é?
» Também chamada de progeroide neonatal, é uma síndrome extremamente rara, cujo padrão de herança é autossômico recessivo (somente há a manifestação da síndrome se o indivíduo receber as duas cópias alteradas do gene, que vêm do pai e da mãe).

Sintomas
» Caracteriza-se por características progeroides (de envelhecimento) desde o nascimento, com múltiplas anomalias, como deformidades cranianas e faciais; nariz em forma de “bico” e que se torna mais pronunciado com o avançar da idade; cabelos, cílios e sobrancelhas esparsos e baixo peso. Os doentes apresentam pouco tecido gorduroso no subcutâneo, o que dá à pele um aspecto frágil, fino e enrugado.
Probabilidade de ocorrência

» Como é uma síndrome que apresenta padrão de herança autossômico recessivo, os pais têm um risco de 25% de ter uma outra criança com a doença a cada nova gravidez.

Doenças genéticas

Cromossômicas
» Ocorrem devido a alterações na estrutura dos cromossomos, como perda cromossômica, aumento do número de cromossomos ou translocações cromossômicas. A trissomia 21 ou síndrome de Down é um transtorno frequente, que ocorre quando uma pessoa tem três cópias do cromossomo 21.

Doenças multifatoriais ou poligênicas
» Conjunto de doenças hereditárias produzidas pela combinação de múltiplos fatores ambientais e mutações em vários genes, geralmente de diferentes cromossomos. As doenças crônicas mais frequentes, como hipertensão arterial, Alzheimer, diabetes melito, obesidade e vários tipos de câncer são multifatoriais.

Gênicas
» São doenças desencadeadas quando os cromossomos são normais, mas há alterações/mutações nos genes. Elas podem ser autossômicas recessivas ou dominantes.
»    Recessiva – para que a doença se manifeste, é necessário que haja duas cópias do gene mutado no genoma da pessoa afetada, cujos pais normalmente não manifestam a doença, mas portam cada um uma cópia do gene mutado. A probabilidade de ter um filho afetado por uma doença autossômica recessiva entre duas pessoas portadoras de uma só cópia do gene mutado (que não manifestam a doença) é de 25%.   

»    Dominante – para que a doença seja desenvolvida, é preciso apenas uma cópia mutada do gene. Normalmente um dos dois pais de uma pessoa afetada manifesta o mal e esses progenitores têm 50% de probabilidade de transmitir o gene mutado a seu descendente, que desenvolverá a síndrome.
Valquiria Lopes - Correio Braziliense





quarta-feira, 16 de março de 2011

BMW estuda possibilidade de construir fábrica no Brasil

Durante a divulgação dos resultados financeiros da empresa hoje (16.03), em Munique, o presidente mundial da BMW, Norbert Reithofer, informou que a marca está considerando a possibilidade de construir uma fábrica na América do Sul.
Reithofer não se referiu especificamente ao Brasil, mas fontes próximas à companhia já indicam o país como a melhor opção para instalalação da fábrica e também o citando como o maior mercado da região. 
Até agora, a imprensa internacional e até certas marcas aqui instaladas já “rotularam” o país como fábrica de carros “populares”, ou de baixo custo, ou ainda, carros de segmento “emergente”, principalmente após a Audi e Mercedes não terem conseguido muito sucesso com suas fábricas por aqui. Com essa clara possibilidade da BMW instalar uma unidade industrial por aqui, esse rótulo começa a ser quebrado.
Valor Econômico

terça-feira, 15 de março de 2011

Microsoft lança o Internet Explorer 9


Depois de meses em desenvolvimento, diversas versões preview, um Beta e um Release Candidate, a Microsoft anunciou o lançamento oficial do Internet Explorer 9 para Windows Vista, Windows 7, Windows Server 2008 e Windows Server 2008 R2.

O Internet Explorer 9 ganhou uma nova interface, suporte para o HTML5 e outros padrões da Web, Proteção contra Rastreamento, para que os usuários não tenham seus hábitos de navegação monitorados, filtragem de ActiveX, renderização de páginas acelerada via GPU, novo mecanismo JavaScript (codinome Chakra), maior integração com o Windows 7 e mais.

A integração com o Windows 7 permite que os usuários coloquem seus sites favoritos na barra de tarefas, assim eles passarão a se comportar como pequenos aplicativos Web. 

Links para download:
Para Windows 7:

- Internet Explorer 9 – x86 (Português | Brasil)
-
Internet Explorer 9 – x64 (Português | Brasil)
-
Internet Explorer 9 – x86 (Inglês | EUA)
-
Internet Explorer 9 – x64 (Inglês | EUA)

 
Para Windows Vista:

Internet Explorer 9 – x86 (Português | Brasil)
Internet Explorer 9 – x64 (Português | Brasil)
Internet Explorer 9 – x86 (Inglês | EUA)

Internet Explorer 9 – x64 (Inglês | EUA) 

sábado, 12 de março de 2011

quinta-feira, 10 de março de 2011

Cachorro desaparece em voo da Gol

                                  
Foto Divulgação/acervo de família
                                         

Um cachorro que deveria viajar de Porto Alegre ao Espírito Santo através da empresa Gollog, o serviço de cargas da Gol, desapareceu no último dia 2. A dona do animal, Nair Flores, tinha como destino Guarapari, no litoral do Espírito Santo, onde faria uma visita a sua filha.

Nair decidiu enviar o cão pela Gollog após descobrir que a Azul, empresa aérea pela qual viajou, não transportava animais com 9 kg. “Eu o coloquei em um voo combinado para chegarmos juntos no Espírito Santo”, disse. Ela pagou R$ 684,00 pelo serviço.

A notícia do desaparecimento de “Pinpoo” veio durante uma escala do voo de Nair em Confins, Minas Gerais. “Quando liguei o celular, recebi um telefonema do meu tio, que é advogado, avisando que ele havia sumido”, lembra. O tio de Nair foi quem levou “Pinpoo” ao aeroporto de Salgado Filho, em Porto Alegre, de onde o cão partiria com destino à Vitória.

Ao chegar no Espírito Santo, Nair foi até o balcão da Gollog com sua filha e seu genro para pedir mais informações. Os funcionários da empresa alegaram não saber nada a respeito do animal. Desesperada com a situação, ela antecipou sua volta para casa, que deveria ser apenas no dia 15 de março.

“A Gollog disse que a culpa não é deles, e sim da empresa terceirizada que leva seres vivos até os aviões”, declarou Nair. A empresa afirmou ainda que está sendo bastante pressionada, mas prometeu à prejudicada que a levará na manhã desta sexta-feira, 11, até o aeroporto para que ela possa procurar o animal. Ela nutre esperanças de que o encontrará, uma vez que o cão a reconheceria pela voz.

“Pinpoo” faria 11 meses este mês e era filhote dos cães da filha de Nair. Ele foi assim batizado pois é uma mistura das raças Pinscher e Poodle. Nair declarou no blog da Agência de Notícias de Direitos Animais que “‘Pinpoo’ foi criado como criança, não tem experiência nem resistência para ficar um dia ao relento”.

Em nota oficial, a Gol informou apenas que está “apurando o ocorrido e prestando apoio à cliente, com quem tem mantido contato a todo momento”.

Wagner Moura estreia em Hollywood como vilão


Wagner Moura fará sua estreia em Hollywood. De acordo com o site Hollywood Reporter, o ator baiano será o vilão do filme Elysium, que deve estrear em 2012. Dirigido por Neill Blomkamp, o longa de ficção científica será estrelado por Matt Damon, Sharlto Copley e Jodie Foster.
Ainda não há muitas informações sobre o filme. Sabe-se que será futurista, com Damon no papel de ex-presidiário. Além de vilão, o personagem de Wagner Moura é descrito como possuidor de um “senso de humor louco”.
O site norte-americano afirma que a escolha do ator brasileiro ocorreu após o sucesso de Capitão Nascimento nos filmes da franquia Tropa de Elite, que levaram prêmios internacionais. O último longa dirigido por José Padilha tornou-se a maior bilheteria do cinema nacional.
Estadão

segunda-feira, 7 de março de 2011

Ferrari agora quer ser carro de família

Genebra sem superesportivo não é Genebra. A 81ª edição, porém, pretende quebrar vários tabus. Pela primeira vez a Ferrari lança um esportivo com tração integral até hoje sempre usou a tração traseira para melhorar a dinâmica e aproximar o comportamento do de um carro de corrida.

O nome FF vem do inglês "four four". Traduzindo: tração nas quatro rodas e espaço para quatro pessoas. Ainda não é muito digno, mas é melhor que o da antecessora 612 Scaglietti.

O câmbio automatizado de dupla embreagem está instalado no eixo traseiro, e o motor, antes do dianteiro, como nas antigas Alfa Romeo. Ao todo, são 12 cilindros em "V" aspirados, 6,3 litros e 660 cv de potência.

Mais do que isso, só na novíssima Lamborghini Aventador LP 700-4. Substituta da Murciélago, a Aventador também presta homenagem a um touro indomável, morto em Zaragoza (Espanha) em 1993. Segundo a Lamborghini, os 700 cv levam o esportivo a 100 km/h em nada menos do que 2,9 s.

"A FF chegará ao Brasil em outubro deste ano", disse  Francisco Longo, representante da Ferrari e da Maserati no Brasil, enquanto acompanhava a apresentação do chefão da Ferrari Luca di Montezemolo.

O preço? "A FF será cerca de 30% mais cara que a 458 Italia", prevê. Ou seja, algo em torno de R$ 2 milhões, assim como a Aventador.
Mais racional, porém, será a Alfa 4C. Apesar de ter sido apresentada em Genebra como um carro-conceito, a bela "macchina" chegará às ruas em 2012 sob o velho conceito do projetista inglês Colin Chapman: "Se quiser ganhar velocidade, reduza o peso".



AMÉRICA
A 4C combina alumínio com fibra de carbono para pesar apenas 850 kg, um pouco menos que o já peso-pena Lotus Elise.
Para completar o pacote esporte, a Alfa traz um motor de quatro cilindros transversal (200 cv) montado na posição central-traseira, logo atrás do motorista.
E melhor: acoplado ao câmbio TCT, com duas embreagens (uma está sempre pré-engatada, assim as trocas acontecem em intervalos muito mais rápidos). Quem sabe a 4C não ajude a alavancar a marca na Europa? Porque hoje a Alfa é como o time do América (RJ): vive de glórias do passado.
Folha

sábado, 5 de março de 2011

Apple promete reembolsar quem comprou a primeira versão do iPad

 
A Apple irá reembolsar em US$ 100 os clientes que compraram a primeira versão do iPad nos Estados Unidos até 14 dias antes do anúncio da nova versão do tablet, que ocorreu na última quarta-feira (2). As informações são do site CNET. De acordo com a publicação, a Apple não confirmou a data de corte, mas o cálculo é de que tenha ficado em 16 de fevereiro. A restituição ocorrerá por cartão de crédito.
A nova versão do iPad traz melhorias no hardware: tem 8,8 mm (é mais fino do que o iPhone 4), possui câmeras frontal e traseira, além de chip de dois núcleos A5, cuja velocidade é duas vezes maior que o anterior, além de ser nove vezes mais rápido no desempenho gráfico. O iPad 2 terá o novo sistema operacional iOS 4.3. Também é 33% mais fino do que o iPad de hoje e um pouco mais leve. Apesar disso, tem o mesmo mesmo preço básico, de US$ 499.
O novo tablet também terá capacidade de exibição de vídeos em alta definição (1080p). Para ter isso no dispositivo, o usuário deve adquirir um acessório para adaptar o iPad 2 no padrão HDMI. Quem esperava uma resolução de tela melhor, no entanto, se decepcionou: 1.024×768 pixels, a mesma do modelo antecessor. A possível melhoria era uma das apostas do mercado, paralelamente ao lançamento da Retina Display, que melhora a resolução do iPhone 4.
Já há especificações sobre o produto na loja virtual da Apple no endereço www.apple.com/ipad. O lançamento ocorre no dia 11 de março, nos Estados Unidos. Outros 26 países receberão o iPad 2 no dia 25 de março –o Brasil não está incluso na lista.
REDUÇÃO
No mesmo dia em que anunciou a segunda versão do seu tablet, a Apple decidiu reduzir os preços dos seis modelos de iPad que já estão à venda no Brasil. Os novos valores da primeira versão do aparelho já começaram a valer na loja on-line da fabricante e devem se estender para os demais canais de varejo. Hoje, cerca de 150 pontos de venda comercializam o aparelho no país, mas não há previsão de quando os preços mais baixos começaram a valer fora da loja da Apple. Entre os modelos apenas com conexão à internet sem fio (Wi-Fi), a redução foi de 9% a 15%.
O modelo básico, de 16 GBytes com internet Wi-Fi, que custava R$ 1.649, passou a custar R$ 1.399. O intermediário (32 GBytes) foi de R$ 1.899 para R$ 1.699. E o modelo de 64 GBytes passou de R$ 2.199 para 1.999. Entre os modelos também com conexão 3G, o desconto variou de 7,7% a 12,2%. O modelo de entrada (16 GBytes) passou a custar 1.799, o de 32 GBytes R$ 2.099 e o de 64 GBytes 2.399.


quarta-feira, 2 de março de 2011

Saiba quais são os concursos que vão ser realizados, apesar do corte no Orçamento da União

As declarações da secretária do Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, Célia Correa, de que "não vai ter concurso nenhum este ano'' e que todas as seleções serão postergadas, voltaram a preocupar os interessados em ingressar nos quadros do funcionalismo público. Mas a decisão se refere apenas à administração direta do governo federal.

O Executivo não interfere, por exemplo, no Legislativo e no Judiciário quanto à contratação de pessoal. Portanto, processos seletivos para a Câmara, tribunais, ministérios públicos, defensorias e procuradorias não serão afetados pelo corte.A suspensão pelo Senado da seleção para 180 vagas, prevista para este ano, foi feita por decisão própria,para reduzir os gastos da casa. Os concursos estaduais e municipais também não sofrem os efeitos da medida.

Forças Armadas
Os cargos militares das Forças Armadas também estão fora do contingenciamento. A Marinha, por exemplo, confirmou nesta terça-feira que até agora não há previsão de suspensão dos processos de seleção previstos para este ano. Além do concurso de admissão às escolas de aprendizes-marinheiros, nas cidades de Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Vitória (ES), cujas inscrições foram prorrogadas até o dia 11 de março. No fim do mês, saem os editais para preenchimento de vagas dos quadros complementar e técnico da pasta. Neste caso, haverá vagas nas áreas de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, direito, letras, psicologia e serviço social, entre outros. Também estão previstas seleções para o Corpo de Fuzileiros Navais, Corpo de Engenheiro e Corpo de Saúde.

Estatais e Rio Branco
Também ficam de fora dos cortes as estatais,que não dependem do Tesouro, ou seja, têm orçamento próprio — entre os exemplos, Banco do Brasil, Correios e Petrobras. No caso dos Correios, está confirmada a publicação, ainda neste primeiro semestre, do edital para o preenchimento de ao menos 8.500 vagas em cargos de nível médio. A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), por sua vez, publicou o edital de sua seleção, que visa a preencher 99 vagas e formar cadastro de reserva em cargos de analista superior (nível sênior). As inscrições começaram na última segunda-feira.

E nada muda nos processos de seleção da Petrobras:

— A Petrobras, como sociedade de economia mista que não depende de recursos do governo federal, não está sujeita às restrições anunciadas aos concursos. Dessa forma, os processos seletivos e admissões da companhia não serão afetados — afirma a gerente de Planejamento de RH da estatal, Mariângela Mundim.

Já o Instituto Rio Branco que, como faz parte da administração direta, poderia ser afetado pelos cortes, informou, através de sua assessoria de imprensa, que ainda não recebeu qualquer aviso oficial para cancelar o concurso e, por isso, continua trabalhando na sua organização normalmente.

Estados e municípios
O professor e juiz federal Érico Teixeira, diretor do Instituto Ênfase, traçou um cenário de como devem ficar os concursos públicos após o anúncio de cortes do Orçamento Federal. A proximidade da Copa do Mundo e das Olimpíadas, diz Teixeira, tende a garantir realização de concurso da Polícia Federal. Além disso, há algum tempo a PF não contrata pessoal, apesar de sua função estratégica.

Teixeira acredita ainda que a Advocacia Geral da União demandará novos profissionais, em razão da expansão da Justiça Federal. Mesmo porque a contratação de procuradores, acentua ele, é fundamental tanto para a defesa da União, quanto para a cobrança de seus créditos (em especial os tributários), gerando aumento de receitas e diminuição de despesas. O juiz lembra também que até 2014 haverá a instalação de 230 novas varas federais. No TRF da 2ª Região, por exemplo, serão abertas cinco em 2011, o que representa a necessidade de contratação, por exemplo, de juízes federais, além daqueles que já estão vagos.

O Globo

terça-feira, 1 de março de 2011

Entrega de Declaração do Imposto de Renda Física 2011 começa hoje



O programa oficial para fazer a declaração estará disponível no site da Receita Federal a partir de hoje. Os contribuintes devem ficar atentos às novas regras e prazos para declarar o imposto de renda  2011, que tem como base o calendário do ano de 2010. De acordo com informações oficiais divulgadas pela Receita Federal, neste ano as declarações só poderão ser feitas pela internet ou por meio da apresentação do documento em disquete ou pendrive, que deverá ser entregue nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, durante horário comercial até o dia 29 de abril. É importante ressaltar que as declarações preenchidas à mão não serão mais válidas.

Outra mudança para este ano foi no limite para a isenção do imposto, que agora está maior. Serão obrigados a declarar o IRPF aqueles que obtiveram rendimentos tributáveis acima de R$ 22.487.25 no ano de 2010. Podem ser deduzidas despesas com educação, empregada doméstica e o valor de R$ 1.808,00 por dependente.

Não há limite para o abatimento de despesas médicas. Mas, este ano, a Receita Federal vai aumentar a fiscalização nesse tipo de gasto. O sistema de informática vai cruzar os dados das clínicas médicas, hospitais e planos de saúde com as informações dos contribuintes. O mecanismo foi criado para tentar combater a sonegação fiscal.“Sempre há pessoas que tentam essa fraude nas despesas médicas. Então tem que ter muito cuidado com isso, é claro que essa nova declaração também ajudará na apuração dessas fraudes”, disse Joaquim Adir, supervisor nacional do Imposto de Renda.

E outra novidade: casais do mesmo sexo, que vivem há mais de cinco anos juntos, poderão fazer a declaração conjunta e inclusive declarar o parceiro como dependente, se for o caso. São as mesmas regras que já valem para casais heterossexuais.

Estima-se que serão apresentados 24 milhões de declarações. O primeiro lote de restituições será liberado no dia 15 de junho. A Receita vai enviar mensagem de texto para o celular do contribuinte que se cadastrar no site.
Para saber como declarar o Imposto de Renda, acesse o site da receita: www.receita.fazenda.gov.br