Páginas

sábado, 31 de março de 2012

Mulheres estacionam melhor que homens, indica estudo

Uma pesquisa encomendada por uma empresa britânica sugere que as mulheres são melhores que os homens na hora de estacionar os carros.
A pesquisa, encomendada pela rede de estacionamentos NCP observou 2,5 mil motoristas em 700 estacionamentos espalhados pela Grã-Bretanha durante um mês.
O estudo mostrou que as mulheres podem até precisar de mais tempo para estacionar, mas têm mais probabilidade de deixar o carro centralizado na vaga.
O estudo também descobriu que as mulheres são melhores na hora de encontrar espaços e mais precisas na hora de alinhar o carro antes de iniciar cada manobra.
Por outro lado, os homens mostraram mais habilidade em dirigir para frente nos espaços das vagas e demonstraram mais confiança. Menos homens optaram por reposicionar o carro depois de entrar na vaga.
Pontuação e impaciência
A pesquisa levou em conta sete fatores, entre eles a velocidade na hora de encontrar um espaço apropriado para estacionar, velocidade nas manobras, a habilidade de entrar no espaço com o carro em marcha a ré ou de frente, entre outros.
Em uma pontuação que poderia chegar a 20 pontos, as mulheres conseguiram alcançar, em média, 13,4 pontos e os homens chegaram aos 12,3 em média.
A primeira categoria analisada pela empresa foi a habilidade de encontrar uma boa vaga e os homens ficaram atrás das mulheres. Os pesquisadores afirmam que a impaciência dos homens faz com que, com frequência, eles não percebam as melhores vagas ao passar muito rápido pelos estacionamentos.
Mas, a velocidade das manobras na hora de estacionar foi um quesito que deixou as mulheres para trás. Em média, homens precisaram de 16 segundos para estacionar, enquanto que as mulheres precisaram de 21 segundos.
E, no quesito de maior importância para a avaliação geral, a centralização do carro na vaga, os homens marcaram menos pontos. Apenas 25% deles conseguiram centralizar o carro na vaga, contra 53% das mulheres.
'Fiquei surpreso com os resultados, pois, de acordo com minha experiência, homens sempre aprenderam melhor e geralmente tinham uma performance melhor nas lições. No entanto, é possível que as mulheres tenham guardado melhor as informações', disse.O teste foi criado pelo professor de autoescola Neil Beeson, que também tem um programa sobre o assunto em um canal de televisão britânico, ITV.
'Os resultados também parecem acabar com o mito de que os homens têm uma noção espacial melhor do que as mulheres', acrescentou.
Em entrevistas com motoristas, os pesquisadores descobriram que homens e mulheres acreditam que acertar o ângulo logo na primeira vez, na hora de estacionar, é o mais difícil - 50% dos entrevistados acham que este é o grande problema.
Em segundo lugar ficou colocar o carro no centro da vaga, algo considerado difícil por 30% dos pesquisados, que empatou com saber quando parar no fundo da vaga (30% dos entrevistados) e, por fim, 7% acham difícil saber quando entrar na vaga de frente ou usando a marcha a ré.
BBC Brasil

quarta-feira, 28 de março de 2012

Boletos vencidos podem ser pagos em qualquer banco pelo DDA

Os consumidores que tiverem contas vencidas já podem pagar os boletos atrasados em qualquer banco e não mais somente na instituição que emitiu o documento. O serviço chama-se DDA Contas Vencidas, porque é realizado por meio do serviço eletrônico Débito Direto Autorizado (DDA), criado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com outras associações de instituições financeiras. Segundo a Febraban, o DDA é único no mundo. 

Poderão ser pagos por meio do DDA as contas vencidas que foram incluídas no sistema a partir de 19 de março de 2012. A novidade proporciona aos clientes maior comodidade e segurança, diminuindo, por exemplo, os riscos do golpe da saidinha, já que não será mais necessário pagar em dinheiro, afirma o diretor adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.
 
Para usar o serviço, o cliente precisa se cadastrar como sacado eletrônico na instituição financeira na qual tem conta. Somente para os clientes cadastrados no DDA será possível pagar um boleto vencido no banco da escolha do cliente, que esteja participando do DDA, e de forma eletrônica, sem ser necessário se dirigir à instituição emitente da cobrança. Os boletos são um instrumento de cobrança bancária com os dados da conta a ser paga. Contas como taxas de condomínio, planos de saúde, mensalidades escolares, assinaturas de publicações, entre outras.
 
Após o cadastramento do cliente, o banco passa a encaminhar os boletos eletronicamente. Mas o débito autorizado não significa que o débito é automático. O consumidor deverá verificar através dos canais disponibilizados pelo banco quais são os boletos que foram emitidos em seu nome, autorizar o débito em sua conta ou agendar para a data de vencimento. No caso de boletos vencidos, na hora em que for efetuar o pagamento, os valores são corrigidos automaticamente. O consumidor não necessita imprimir o documento e se dirigir ao banco emissor do mesmo.

Outra vantagem do serviço é que ele vai permitir redução dos erros de cálculo, pois os valores dos juros e atualizações para pagamento deixam de ser feitos manualmente e já saem do sistema do banco cedente, observa Tadeu de Faria.

A Febraban estima que, com o novo serviço, 48 milhões de títulos vencidos sejam incluídos no DDA.

DDA – Segundo a CIP todos os meses são lançados no sistema do DDA 19 milhões de boletos, uma média de quase 1 milhão por dia. Cerca de 6% desses títulos acabam atrasando e têm de ser pagos nos bancos cedentes. Desde o lançamento, em 2009, foram inseridos 448 milhões de boletos no DDA. Quase 100% são de pessoas jurídicas. Somente 0,3% são de pessoas físicas (PF), público composto, predominantemente, por profissionais liberais como advogados e médicos, que já utilizam o DDA para cobrar por seus serviços.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Governo prorroga redução de IPI para eletrodomésticos e amplia para outros setores

 


Os consumidores brasileiros terão até o fim de junho para comprar fogões, geladeiras e máquinas de lavar com o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido. 

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta segunda-feira (26) a prorrogação por mais três meses da medida adotada em dezembro de 2011 que acabaria neste sábado (31) e a ampliação do desconto para móveis, laminados, revestimentos e luminárias. 

A desoneração do IPI anunciada no ano passado previa a redução de 4 para 0 a porcentagem do imposto sobre o fogão, de 15 para 5 a de geladeiras e de 20 para 10 a da lavadora, números que serão mantidos. 

Já a alíquota de móveis cairá de 5% para zero, laminados e revestimentos, de 15% para zero e luminárias, de 15% para 5%, redução que tem o mesmo prazo das demais.

A extensão do período com o imposto menor para os produtos da chamada linha branca vem sendo reivindicada pelo setor varejista desde janeiro. Na semana passada, um grupo de empresários da área apresentou ao governo os benefícios da desoneração para o mercado brasileiro. 

De acordo com o presidente do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), Fernando de Castro, a medida movimentaria a economia do país.

- Nesses últimos três meses ficou absolutamente claro que [a redução do IPI] é um elemento importante de alavancagem das vendas. De dezembro ao início de março, as vendas de linha branca cresceram aproximadamente 23% em relação ao mesmo período do ano passado. O fato de aumentar muito as vendas de linha branca tem um impacto no geral, porque esses produtos são atrativos de consumidores nas lojas, que fazem compras complementares.

Em encontro com representantes do setor de indústria na última quinta-feira (22), a presidente Dilma Rousseff garantiu que anunciaria nos próximos dias medidas para aumentar a competitividade do setor frente aos produtos importados.

As medidas adotadas pelo governo também refletem a preocupação com os índices econômicos recentes, que têm apresentado sintomas de desaceleração do mercado brasileiro. O IBC-BR (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) de janeiro, divulgado nesta segunda, registrou queda de 0,13% em relação a dezembro. 

O índice é considerado um sinalizador do PIB (Produto Interno Bruto) do país e sua queda pode ter incentivado o governo a acelerar o anúncio da prorrogação do IPI reduzido.
R7

Chocolate e exercícios podem reduzir índice de massa corporal

 

Pessoas saudáveis que praticam exercícios físicos e comem chocolate regularmente tendem a ter menor índice de massa corporal (IMC) do que as pessoas que comem chocolate com menos frequência, revelou nesta segunda-feira uma pesquisa realizada nos Estados Unidos.

O estudo, feito com uma população de mais de 1.000 adultos e publicado na revista Archives of Internal Medicine, reforça a ideia de que o chocolate faz bem para o coração, apesar do alto conteúdo calórico e de açúcar.

Os participantes do estudo, com idades entre os 20 e os 85 anos, disseram comer chocolate duas vezes por semana e fazer exercícios 3,6 vezes por semana, em média. A idade média dos participantes foi de 57 anos.

Aqueles que disseram comer chocolate com mais frequência do que o normal tendiam a ter menor proporção entre peso e altura, um cálculo feito tomando o peso de uma pessoa e dividindo-o pela altura multiplicada por dois. Um IMC normal varia entre 18,5 e 24,9.

"Os adultos que consumiam chocolate com mais frequência tinham um IMC mais baixo do que aqueles que consumiam chocolate com menos frequência", destacou o estudo chefiado por Beatrice Golomb e seus colegas da Universidade da Califórnia em San Diego.

"Nossas descobertas de que a maior frequência de ingestão de chocolate está vinculada a um IMC menor são intrigantes", acrescentou, ressaltando que é necessária uma pesquisa mais detalhada e talvez um teste clínico aleatório dos benefícios metabólicos do chocolate.

Embora o estudo não estabeleça um limite razoável ou benéfico para o consumo de chocolate, especialistas recomendam moderação.

"Antes de começar a comer uma barra de chocolate por dia para não ter que ir ao médico, lembre-se que uma barra de chocolate pode conter mais de 200 calorias que, na maioria, provêm de gorduras saturadas e açúcar", afirmou Nancy Copperman, diretora de iniciativas de saúde pública do Sistema de Saúde Judaico de North Shore-Long Island, em Nova York.

"Considere a possibilidade de limitar suas doses diárias de chocolate a 28 gramas ou adicione cacau em pó, que é muito pobre em gordura, à sua dieta uma vez ao dia", sugeriu Copperman, que não participou do estudo.

Os benefícios do chocolate advêm dos polifenóis antioxidantes que melhoram a pressão arterial e ajudam a reduzir os níveis de colesterol e glicemia (açúcar no sangue).

Outros estudos chegaram a relacionar o consumo de chocolate a uma redução do risco de morte por ataque cardíaco.

A curiosa capacidade do chocolate de melhorar a saúde do coração é geralmente considerada no contexto de um estilo de vida que inclui a prática de exercícios e uma dieta balanceada, segundo Suzanne Steinbaum, do Hospital Lenox Hill em Nova York, outra especialista que tampouco participou do estudo.

"Vimos em várias pesquisas os benefícios do chocolate e mais uma vez vemos que, como parte de um estilo de vida saudável, em geral o chocolate não contribui para aumentar o peso, mas de fato, pode ajudar a controlá-lo", disse. 
AFP

domingo, 25 de março de 2012

Hora do Planeta chega ao espaço sideral

Foto tirada pelo astronauta André Kuipers, direto da estação espacial,
 durante tempestade solar.
 
 

O embaixador da Rede WWF e astronauta, André Kuipers, irá registrar imagens da Terra durante a Hora do Planeta. 

Pela primeira vez na história da Hora do Planeta, este ano o apagar das luzes em diversas regiões do mundo será registrado diretamente do espaço sideral. 

A Hora do Planeta irá alcançar a Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês), onde o astronauta e embaixador da Rede WWF, André Kuipers, irá vigiar nosso planeta no momento em que as luzes forem desligadas na noite de 31 de março. 

Ele irá compartilhar essa experiência com todas as organizações da Rede WWF no mundo por meio de imagens fotográficas e comentários ao vivo via Agência Espacial Européia (ESA).

Kuipers se diz emocionado e contente em participar da Hora do Planeta e por levar para um novo patamar esse movimento de relevância mundial.  "Não há melhor maneira de conscientizar as pessoas sobre o futuro do planeta mais bonito do universo!", afirma. 

O co-fundador e diretor executivo da Hora do Planeta, Andy Ridley, destaca que as pessoas, sejam cidadãos ou empresários, crianças escolares ou líderes mundiais, precisam acreditar que "podem fazer a diferença e agir". “O estado do nosso planeta afeta a cada um e a todos nós. No ano passado, a Hora do Planeta atingiu 1,8 bilhões de pessoas em todo o planeta. Este ano, com uma mídia digital, oferecemos uma oportunidade ainda maior de conectar pessoas que desejam adotar as ações tão necessárias em prol do meio ambiente”, disse Ridley. 

No Brasil, a sociedade está se mobilizando para o apagar das luzes no dia 31 de março. “O WWF-Brasil convida a todos a participar desse movimento global e mostrar ao mundo sua preocupação com o meio ambiente. Este ano somos anfitriões da conferência Rio + 20, que entre outros temas vai debater o desenvolvimento sustentável, e é fundamental que a população brasileira esteja engajada e fazendo sua parte”, disse Regina Cavini, superintendente de Comunicação e Engajamento do WWF-Brasil. 

Em 2012, a TIM e o Pão de Açúcar são os patrocinadores da Hora do Planeta no Brasil e novamente o Rio de Janeiro é cidade oficial do movimento no país. 

Hora do Planeta no mundo:
A Hora do Planeta usa Ícones mundiais como o Grande Recife de Corais na Austrália e o vasto Triângulo dos Corais para destacar o impacto das mudanças climáticas tanto no habitat dos corais como na abundante vida marinha e, por meio da criação de vídeos postados no YouTube,  mostra às pessoas quais são as maneiras de ajudar as áreas que se encontram ameaçadas. 

Celebridades do mundo inteiro também incentivam a participação na Hora do Planeta e apoiam o movimento.   Entre elas, está o ativista ambiental e ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore que, numa mensagem de vídeo gravada na Antártida, pede a todas as pessoas do mundo, em todos os lugares, para que desliguem as luzes na noite de 31 de março.

A Hora do Planeta cresceu.  Ela começou como uma iniciativa de uma única cidade, em 2007 e, no ano passado, envolveu 5.251 cidades num vigoroso movimento mundial que alcançou 1,8 milhão de pessoas em 135 países nos sete continentes. 

Não se esqueça: a Hora do Planeta 2012 acontece das 20h30min às 21h30min de sábado, 31 de março. Participe! 

Para se cadastrar, baixar seu kit de mobilização e saber mais sobre a Hora do Planeta 2012, visite: www.horadoplaneta.org.br  

terça-feira, 20 de março de 2012

Lenovo faz recall para substituição de fonte de energia

Lenovo ThinkCentre M90z 
A fabricante Lenovo está realizando um recall de alguns computadores da linha All-in-One ThinkCentre M90z, que foram fabricados entre maio de 2010 e novembro de 2011. O chamado está sendo realizado para a substituição das fontes de energia.

Segundo a Lenovo, alguns computadores desta linha poderão apresentar uma não conformidade no componente interno de alimentação de energia. O resultado poderá ser o superaquecimento do computador, com risco de incêndio e queimadura.
Por isso, os consumidores devem entrar em contado com assistência da empresa para agendar um horário para troca da fonte de energia. A substituição será feita sem custo adicional.
Confira os números de série dos computadores que precisam ter o componente substituído:
MJAAPRC, de MJANZDL a MJANZDN, MJANZDP, MJANZDR, MJANZDT, de MJANZDV a MJANZDZ, MJAXARR, MJAXART, MJAXATB, MJDPVKN, MJGFGE3, MJGFGE4, MJGNZF0, MJHXZH4, MJHXZH5, MJKLHA9, MJKLHB0, MJKLHB1, de MJKLTW2 a MJKLTZ7, MJKLTZ9, MJKLVA0, de MJKLVA2 a MJKLVB2, MJKLVB4, de MJKLVB6 a MJKLVD4, de MJMPVK2 a MJMPVK4, MJMPVK7, de MJMPVL0 a MJMPVL6, de MJMPVL8 a MJMPVM0, MJRDGN6, MJRHWP2, MJRHWP3, MJRHWP6, MJRHWP7, MJRHWP9, MJRHXM0, de MJRHXM3 a MJRHXN3, MJWYZ69, de MJYDGY6 a MJYDHB1, de MJYDHB3 a MJYDHC0, de MJYDHC2 a MJYDHD6, de MJYDHD9 a MJYDHF0, MJYDHF2, de MJYDHF7 a MJYDHG2, de MJYDHG4 a MJYDHG7, de MJYDHH0 a MJYDHH2, de MJYDHH5 a MJYDHH9, de MJYDHK0 a MJYDHK3, de MJYDHK6 a MJYDHM5, de MJYDHM9 a MJYDHN9, MJYDHP0, MJYDHP1, de MJYDHP3 a MJYDHP9, MJYDHR0, MJZVBT7, MJZVBV4, MJZVBV5, MJZVBV9, MJZVBW0, MJZVBW7, de S601F4F a S601F4H

Para quem está em Brasília, o agendamento pode ser efetuado pelo telefone 0800-701-4815, de segunda à sexta, das 8h às 18h. Obtenha mais informações através do site www.lenovo.com.br/recall

Bolsas de mestrado na França


O governo da França abriu inscrições, até o dia 6 de abril, para o Programa Bourse Master Île de France, que concederá 81 bolsas de mestrado em instituições da região Île-de-France.

As bolsas dirigem-se a estudantes estrangeiros iniciando mestrado em um estabelecimento de ensino superior na região Île-de-France, em qualquer área de estudos. A bolsa, no entanto, não abrange os cursos que conduzem a diplomas de MBA.

Estudantes de todas as nacionalidades podem postular a bolsa, mas será dada prioridade àqueles das zonas prioritárias de cooperação da região – como é o caso da cidade e do Estado de São Paulo — ou de países emergentes. Não podem concorrer candidatos com dupla nacionalidade, sendo uma delas a francesa, ou já beneficiários de algum auxílio do governo francês.

O programa busca apoiar estudantes de até 30 anos que não estejam realizando estudos na França no momento da atribuição da bolsa. Compreende um montante anual de 10.500 euros, além de reserva e pagamento de um alojamento individual. O período letivo na França não pode ser inferior a 10 meses.

O estudante deve comunicar seu interesse pela bolsa Master Île-de-France ao estabelecimento de ensino superior que deseja integrar em 2012-2013. Candidaturas enviadas diretamente ao Conselho Regional de Île-de-France não serão examinadas. Os estabelecimentos encarregam-se da pré-seleção e devem encaminhar as candidaturas ao Conselho dentro do prazo de inscrições.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Homem compra iPhone 4S em site da Apple e recebe pedra, no Amazonas

Gilvandro Silva mostra a pedra que recebeu no lugar do aparelho (Foto: Arquivo Pessoal)

Gilvandro Silva, morador do município de Parintins, a 360 km de Manaus, foi surpreendido ao receber em casa uma pedra no lugar de um aparelho celular comprado por meio do site da empresa Apple. A compra do iPhone 4S foi realizada no dia 3 de março, e o pacote que deveria conter o telefone chegou ao consumidor na tarde de sexta-feira (16).

Pedra foi enviada dentro de pacote, segundo
Gilvandro (Foto: Arquivo Pessoal)
O produto, no valor de R$ 2.599,00, seria um presente para a esposa de Silva. "Comprei o aparelho para presentear minha esposa. Ao receber o pacote, não percebi nenhuma diferença e entreguei. Quando ela abriu, tivemos a decepção. Havia uma pedra no lugar de um iPhone 4S", disse.

Silva procurou a 3ª Delegacia Interativa de Polícia de Parintins para registrar um Boletim de Ocorrência (BO), de número 0493. Ele informou ao G1 que entrou em contato com representantes da empresa no Brasil por meio do serviço de atendimento ao consumidor, disponível no site multinacional. "Deram um prazo de dez dias para que o problema seja averiguado e, caso fique comprovado o extravio do aparelho, um novo iPhone seja enviado".

Para ele, o problema ocorreu com a transportadora que presta serviços à Apple no Brasil. "A empresa ofereceu as opções de devolução do dinheiro ou o envio de um novo aparelho. Optei pelo aparelho novo, ainda quero presentear minha esposa", disse.

Ele conta que aguardará o prazo dado pela empresa. Caso não seja cumprido, ele afirmou que vai entrar na Justiça para procurar os seus direitos.
   


Nota fiscal do produto comprado em loja online da empresa (Foto: Arquivo Pessoal)

sexta-feira, 16 de março de 2012

Exposição inédita detalha toda a trajetória de Pixinguinha



Na infância, Alfredo da Rocha Vianna Filho era chamado de “Pizindin”, expressão do dialeto africano que significa menino bom. À época, primeira década do século 20, em meio a uma epidemia que se alastrou pelo Rio de Janeiro, o menino contraiu bexiga (varíola), que deixou marcas em seu rosto. Da fusão entre as duas palavras surgiu o apelido de Pixinguinha, que lhe foi dado por uma prima.
Essa e outras histórias sobre um dos maiores gênios da música popular brasileira, são contadas em livros por diversos autores. A música deste notável compositor, flautista e saxofonista, registrada numa infinidade de discos, gravados por ele e por músicos que o tem reverenciado ao longo do tempo, mantém viva sua memória.
Algo mais abrangente sobre o criador de temas antológicos como Carinhoso, Ingênuo, Lamento, Naquele tempo e Rosa, poderá ser apreciado pelos brasilienses até  6 de maio, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). É Pixinguinha, a exposição inédita e interativa, integrada por instrumentos musicais, gravações, vídeos, fotos, imagens de época, objetos pessoais desse grande brasileiro, com textos de Carla Paes Leme, do Instituto Moreira Salles.
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

Data: 13 de março a 6 de maio de 2012
Horário: de terça a domingo, das 9h às 21h
Entrada Franca

quarta-feira, 14 de março de 2012

Ministro anuncia mudanças no Enade para evitar fraudes nas avaliações

 


O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, informou que as mudanças nas regras do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) já valerão para a edição deste ano. O Enade era aplicado somente aos alunos concluintes de cursos superiores, mas agora avaliará também os estudantes do penúltimo semestre da graduação.

“Isso resolve o problema que nós identificamos de postergar a formatura do aluno por um semestre, intencionalmente ou não, para poder eventualmente melhorar o desempenho no Enade. Nós queremos que todos eles façam a prova para que a gente tenha a verdadeira avaliação da instituição”, disse o ministro.

A decisão vem após a divulgação de denúncias encaminhadas ao Ministério da Educação (MEC) sobre uma possível manipulação da participação dos alunos no Enade por parte da Universidade Paulista (Unip). A faculdade supostamente reteria os “maus alunos” no penúltimo semestre para que eles não fossem inscritos no Enade. Assim, só os alunos mais preparados participariam da avaliação, elevando as notas dos cursos. O MEC solicitou que a instituição encaminhe todas as informações para que o caso seja investigado.

A Unip nega qualquer tipo de manobra ou irregularidade na inscrição dos alunos. De acordo com a direção da universidade, a melhoria dos resultados nas últimas edições do Enade é resultado das inovações implantadas pela instituição em seus cursos.

Segundo Mercadante, as novas regras do Enade serão publicadas no Diário Oficial da União de amanhã. O Enade é aplicado geralmente em novembro e avalia cursos de graduação diferentes a cada ano.
Agência Brasil

Procon determina suspensão de atividade em sites da B2W por 72h

 

 A Fundação Procon-SP anunciou nesta quarta-feira que decidiu suspender as atividades de comércio eletrônico dos sites do grupo de varejo B2W Companhia Global do Varejo, responsável pelas lojas virtuais Americanas.com, Submarino e Shoptime, por 72 horas em todo o Estado de São Paulo, após problemas no atendimento aos consumidores registrados em 2011.
A determinação vale a partir da quinta-feira, segundo o Procon-SP, que também aplicou multa de 1,744 milhão de reais contra a companhia. Os sites envolvidos são americanas.com.br, submarino.com.br e shoptime.com.br.
Segundo o órgão de defesa do consumidor, em 2010 foram 2.224 atendimentos sobre problemas com os sites da B2W. No ano passado, esse número aumentou em 180 por cento, com o registro de 6.233 atendimentos. A maioria dos problemas foi gerado por falta de entrega do produto ou defeito no item adquirido.
"Isso é um descaso, desrespeito ao consumidor. Fizemos várias tentativas chamando a empresa para o diálogo no Procon, mas o problema não foi resolvido", afirmou em comunicado o diretor executivo da Fundação Procon-SP, Paulo Arthur Góes.
Às 10h56, as ações da B2W exibiam queda de 1,4 por cento, a 9,85 reais, enquanto o Ibovespa mostrava valorização de 0,57 por cento.
Reuters

Anvisa aprova proibição da venda de cigarros com sabor



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta terça-feira, 13, que os cigarros com aditivos de sabor e aroma deverão sair de circulação no mercado brasileiro. O açúcar, porém, poderá continuar a ser acrescentado ao produto, mas somente para recompor o valor perdido durante a secagem das folhas de tabaco.
A diretoria da Anvisa foi unânime na decisão após mais de um ano de debates sobre o tema. O prazo estipulado pela agência para as empresas se adequarem à nova medida é de 18 meses para cigarros e dois anos para outros derivados do tabaco, como charutos e cigarrilhas. Produtos para exportação não precisam fazer alterações. 

De acordo com a Anvisa, substâncias como cravo, mentol e outras que potencializam a ação da nicotina no organismo, como ácido levulínico, teobromina, gama-valerolactona e amônia, não poderão ser mais acrescentados na produção de cigarros. Com isso, a agência espera reduzir o número de novos fumantes, pois o sabor seria o que chama a atenção de jovens que começam a fumar. 

Outra medida aprovada pela Anvisa é o uso de termos, como suave, light e soft, nas embalagens de todos os produtos fumígenos. De acordo com a agência, essas expressões induzem o consumidor a interpretar que o teor é menor em alguns produtos. A proibição está vigente no País desde 2001 apenas em cigarros.
Agência Estado

sexta-feira, 9 de março de 2012

INSCREVA-SE: Grupo de Encontro Brasil-Alemanha em Brasília

Muslimisches Leben in Deutschland

A Embaixada da Alemanha em Brasília está organizando um grupo brasileiro-alemão de encontros regulares na cidade.
Interessados em compartilhar conhecimentos e experiências das duas línguas e culturas estão convidados a participar, independentemente da faixa etária ou do grau de conhecimento da língua.

O primeiro encontro deverá ocorrer no dia 15 de março, a partir das 19 horas. O endereço do local será divulgado com antecedência.

Se você deseja participar, favor comunicar-nos, escrevendo para Arnaldo, até o dia 12 de março,  para o seguinte endereço eletrônico:
aldocaliman@gmail.com
 

MESTRADO NA ALEMANHA: Últimos dias para inscrições do Programa „International Media Studies“

A Academia Deutsche Welle em Bonn
Últimos dias para os interessados em se candidatar ao mestrado bilíngüe da Deutsche Welle „International Media Studies (Estudos Internacionais em Mídia). O Programa tem a duração de quatro semestres e é realizado no Centro Internacional de Formação da Deutsche Welle em Bonn.
Interessados tem até o dia 31 de março para se inscrever. O programa, de tempo integral, é bilíngüe e combina tópicos como comunicação e desenvolvimento, jornalismo e ciência e economia da comunicação, desenvolvendo características e competências importantes no mundo da comunicação.
A oportunidade é direcionada principalmente a jovens jornalistas internacionais, gestores de mídia e funcionários de departamentos de comunicação. Ao todo serão distribuídas 10 bolsas integrais no valor de €750,00 mensais.
Mais informações:

Descoberto anticorpo que bloqueia doença de Alzheimer

Descoberto anticorpo que bloqueia doença de Alzheimer



Foram identificados pela primeira vez anticorpos que bloqueiam o processo de desintegração das sinapses no Mal de Alzheimer.
A descoberta aumenta as esperanças de um tratamento para combater o declínio cognitivo logo no início da doença.
A doença de Alzheimer é caracterizada por depósitos anormais no cérebro da proteína beta-amiloide, que induz a perda de ligações entre os neurônios, as chamadas sinapses.
Agora, os cientistas descobriram que anticorpos específicos, que bloqueiam a função de uma proteína, chamada DKK1, são capazes de suprimir completamente o efeito tóxico da beta-amiloide nas sinapses.
Declínio cognitivo
"Essas novas descobertas levantam a possibilidade de que alvejar a proteína DKK1 poderia significar um tratamento eficaz para proteger as sinapses contra o efeito tóxico da beta-amiloide," disse a professora Patricia Salinas, bioquímica argentina atualmente na Universidade College de Londres.
"Mais importante ainda, estes resultados aumentam as esperanças de um tratamento e, talvez, da prevenção do declínio cognitivo precoce na doença de Alzheimer," completa Patricia.
Os níveis de proteína DKK1 são elevados nas biópsias do cérebro de pessoas com doença de Alzheimer, mas os cientistas ainda não haviam se dado conta da importância dessa informação.
O que a equipe da Dra. Salinas descobriu é que a beta-amiloide induz a produção de DKK1, o que, por sua vez, induz a desmantelamento das sinapses (as ligações entre os neurônios) no hipocampo, uma área do cérebro envolvida com a aprendizagem e com a memória.
Neurônios saudáveis
Neste estudo, os cientistas realizaram experimentos de laboratório, no cérebro de camundongos, para acompanhar a progressão da desintegração das sinapses do hipocampo após a exposição à beta-amiloide - eles fizeram isto com e sem a proteína DKK1.
Os resultados mostraram que os neurônios expostos ao anticorpo permaneceram saudáveis, sem nenhuma desintegração sináptica.
"Esta pesquisa identifica a DKK1 como um potencial alvo terapêutico para o tratamento da doença de Alzheimer," resume Patricia.
Os resultados foram publicados  na revista científica Journal of Neuroscience.
Diário da Saúde

quinta-feira, 8 de março de 2012

Inscrições para a 3 ª edição da Corrida e Caminhada das Águas






Já estão abertas as inscrições para a 3ª edição da Corrida e Caminhada das Águas. Ela acontece em 25 de março, domingo, às 9h, no Parque da Cidade. A iniciativa faz parte das comemorações do Dia Mundial da Água e tem como objetivo promover a conscientização do uso racional da água e da qualidade de vida junto à comunidade. São responsáveis pelo evento a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e Agência Nacional de Águas (ANA). 
 
O percurso será de 5km, com saída e chegada no estacionamento nº 7, tanto para a corrida quanto para a caminhada. Todos os inscritos receberão um chip, que deverá ser devolvido após a prova, e um kit contendo camiseta com o número de identificação e squeeze. O material será distribuído até as 8h45, no estande da organização do evento. 
 
Os três primeiros colocados receberão troféus e todos os participantes serão homenageados com medalhas comemorativas do Dia Mundial da Água. A classificação geral da corrida estará disponível no site das duas agências na semana seguinte ao evento.
 
Serviço
Data: 25/03/2012 (domingo) 
Horário: 9h. A distribuição dos kits será pontualmente entre 8h e 8h45.
Local: Parque da Cidade, estacionamento nº 7, próximo às quadras poliesportivas.
Percurso: 5km
 
Categorias
Corrida: feminino, masculino e pessoas com necessidades especiais (feminino e masculino) Caminhada: sem classificação.
Inscrição Gratuita: Administração do Parque da Cidade (entre os dias 12 e 22 de março, das 9 às 12h; e das 16 às 18h) e nas páginas eletrônicas da Adasa e ANA entre os dias 5 e 22 de março).
 
Mais informações
Adasa (61) 3961-4939 / 3961-4959
ANA (061) 2109.5418/8154.7953
Núcleo de Comunicação e Imprensa
Telefones: 3961-4909 / 4972
 

Anvisa identifica falsificação e proíbe venda de lote de remédio contra o câncer

Segundo a Anvisa, a decisão foi tomada por se tratar de falsificação. De acordo com a resolução, o fabricante do medicamento informou que o lote original é de 2008, com vencimento em 2010.
“Portanto, qualquer unidade que apresente datas diferentes deve ser considerada como falsificação”, explicou a Anvisa.
Agência Brasil