Páginas

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Sapato com GPS embutido pode ajudar portadores de Alzheimer

Calçado GPS


A empresa GTX Corp anunciou um novo dispositivo para ajudar pessoas portadoras do mal de Alzheimer a se tornarem mais independentes. A novidade é um calçado com GPS embutido, que será lançado em novembro nos EUA, por volta de US$ 300 dólares (cerca de RS 600 reais). O primeiro lote do produto contém 3 mil pares que serão distribuídos em lojas específicas.

Através do dispositivo localizador integrado ao tênis, familiares podem fazer o download de um aplicativo para smartphone e acompanhar, de qualquer lugar, os passos da pessoa que está usando o sapato. Além disso, é possível traçar no mapa uma "zona de segurança", permitindo ao portador da doença caminhar por onde quiser, sem correr perigo. Ao sair dessa zona, o calçado com GPS aciona um alerta, que automaticamente avisa o celular contendo o dispositivo.

O design do sapato se assemelha a um convencional, com exceção de uma pequena elevação perto do calcanhar.

Esse não é o primeiro produto voltado para rastrear pessoas que sofrem de Alzheimer. Relógios, braceletes e outros gadgets estão disponíveis no mercado, mas não garantem que o paciente sempre vai estar com o objeto que tem o dispositivo embutido.

O mal de Alzheimer é uma das doenças mais frequentes entre idosos, caracterizada por um progressivo declínio em certas funções como memória, orientação no tempo e no espaço, aprendizado, distúrbios da linguagem, comunicação e capacidade de realizar tarefas cotidianas, mudança da personalidade e capacidade de julgamento, entre outros. Segundo o site Alzheimer Med, estima-se que 1 milhão e 200 mil pessoas sofram da doença somente nos EUA. No mundo, o número de pacientes é estimado em 35,6 milhões.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Em breve seremos 7 bilhões de habitantes na Terra, você sabe qual é o seu número?


A Terra está praticamente explodindo de gente. Segundo um contador online das Nações Unidas, muito em breve seremos 7 bilhoes de habitantes e para marcar a ocasião, a BBC criou uma ferramenta , também online, que mostra qual seria o seu número nessa enorme chamada dos 7 bilhões de terráqueos - basta digitar sua data de nascimento e um gráfico mostra o seu 'lugar na fila', além de quantas pessoas já tinham vivido até que você surgiu no mundo. 

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Cristo Redentor completa 80 anos


O Cristo Redentor, uma das imagens símbolo do Rio de Janeiro, completa 80 anos nesta quarta-feira. A estátua foi inaugurada em 12 de outubro de 1931. Segundo a Arquidiocese do Rio de Janeiro, detentora dos direitos autorais do monumento, a construção do Cristo Redentor do Corcovado é considerada um grande marco da engenharia civil brasileira.

A construção do Cristo Redentor foi sugerida pela primeira vez em 1859, para a princesa Izabel, mas a ideia realmente começou a se tornar realidade em 1921, quando uma primeira assembleia foi feita para discutir onde a estátua seria construída. Na época, foi sugerido o Corcovado, o Pão de Açúcar e o Morro de Santo Antônio. O Corcovado foi o escolhido pela localização e visualização de várias zonas da cidade.

O monumento foi todo construído no Brasil. As obras começaram em 1926. O projeto foi erguido em concreto aramado e revestido em mosaico de pedra-sabão, originária da região de Carandaí, em Minas Gerais. O desenho final do monumento é de autoria do artista plástico Carlos Oswald e a execução da escultura é responsabilidade do estatuário francês Paul Landowski.

O Cristo Redentor, com 30 metros e três centímetros de altura e base de 80 metros, abriga a capela de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Em 2007, o monumento foi eleito e apresentado publicamente como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, ao lado da Muralha da China, Coliseu na Itália, Machu Picchu no Peru, Petra na Jordânia, Taj Mahal na Índia e Chichén Itzá no México. A escolha, promovida pela New Open World Foundation, contou com mais de cem milhões de votos.

Além disso, em 2009, foi considerado pelo Guinness World Records (o Livro dos Recordes) a maior estátua de Cristo do mundo.

Marielly Campos - Band

sábado, 8 de outubro de 2011

Cientistas criam capa de invisibilidade


Cientistas da Universidade de Dallas (Estados Unidos) usaram nanotubos de carbono para criar uma espécie de capa de invisibilidade. A técnica consiste em esquentar a água até que ela chegue em uma temperatura bem alta e crie o efeito de miragem.

A água atinge 2,3 mil ºC e, combinada aos nanotubos de carbono, faz o objeto desaparecer completamente. Segundo o site io9.com, o efeito de miragem ocorre quando a luz muda de direção ao passar pelo material com densidade diferente.

Para facilitar, o site explica que o efeito é o mesmo que vemos no asfalto quente em dias de muito sol. O ar próximo ao chão é aquecido e irradiado, tornando-se menos denso do que o ar acima do chão. Quando a luz, vinda de cima, atinge o ar quente, ela volta sem ter realmente atingido no asfalto. O conceito da capa é o mesmo. No momento em que os nanotubos são aquecidos, a água ao seu redor também esquenta e os raios de luz acabam se curvando.

Para quem se animou com a ideia de ter uma capa invisível, lembre-se que a invenção só funciona dentro da água.

Veja abaixo o vídeo de demonstração.


 

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Legiões de super-heróis invadem as páginas do Facebook no Dia das Crianças



Aos poucos, as fotos sisudas ou brincalhonas ou sensuais ou, simplesmente, inexpressivas, têm cedido lugar na maior rede social do mundo por mafaldas, mônicas e seus fiéis sansões, hulks, peanuts, homens aranhas e até surfistas prateados. Uma campanha viral começou na noite passada e, nesta quinta-feira, muitos não compreenderam bem a ideia de se apresentar como o herói preferido na infância, em um movimento de apoio às crianças até o dia 12 de Outubro, nascido no Facebook.

– É, sim, uma forma de lembrar que todos nós fomos crianças um dia e, no Dia das Crianças, o mais importante é preservar o direito de cada uma sonhar, brincar, se divertir como toda criança deve fazer. É quase aquela campanha de, em vez de uma roupa ou um sapato, dar um brinquedo de presente. É muito legal isso – disse a Wilma, do seriado Os Flintstones.

Para a heroína japonesa Haruno, é mais uma força para a criançada deixar um pouco de lado a TV e se sujar mais no quintal.

– Tem hora pra tudo. O que não pode acontecer é a turma ficar na frente da TV ou do computador enquanto pode descobrir o mundo lá fora. É mais emocionante – lembra a heroína do desenho inspirado em um mangá japonês.

Em questão de minutos, as páginas do Facebook foram dominadas por hostes inteiras de seres imaginários, habitantes de mundos que orbitam os sóis de galáxias escondidas na memória de quem se divertia à valer, nas tardes chuvosas de inverno, com a leitura dos gibis e tantas aventuras inesquecíveis. O incrível Surfista Prateado, em suas ondas perfeitas de energia na imensidão do espaço exterior, lembra que o procedimento é extremamente fácil e pode ser feito por qualquer criança.

– É só mudar a foto do perfil e passar a fazer parte do Dia das Crianças no Facebook – conclui.