Páginas

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Poupadores devem correr para não perder direito às diferenças do Plano Collor II. Prazo vence segunda-feira (31/01).

Entre janeiro e fevereiro de 1991 houve uma mudança na forma de correção das poupanças que prejudicou os poupadores. Os bancos pagaram 6,88% a menos de juros que o devido na época e só recorrendo à Justiça para reaver as perdas.
O IBEDEC questionou e ganhou as diferenças em Ações Coletivas contra os bancos, mas o STJ - Superior Tribunal de Justiça recentemente decidiu que o prazo de prescrição para ações coletivas não seria 20, mas sim 5 anos. Entretanto, individualmente os poupadores continuam com o prazo de 20 anos para ingressar com ação, conforme o mesmo julgado do STJ.
José Geraldo Tardin, presidente do IBEDEC, explica que "todo poupador que quiser receber a diferença de correção, deve procurar o IBEDEC e se associar para que possam ser propostas ações individuais para reaver as perdas.Quem não buscar seus direitos, vai engordar ainda mais o lucro dos bancos."

SERVIÇO:
O IBEDEC está disponibilizando ações individuais para seus associados, sem custo. Basta procurar um dos escritórios do IBEDEC em Brasília (DF), Goiânia (GO), São Luis (MA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Cuiabá (MT), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS).
Para entrar com a ação só é preciso ter certeza do banco e de que tinha dinheiro depositado nesta época. Os extratos podem ser solicitados ao banco por escrito e mesmo que não tenham recebido o extrato, os poupadores podem entrar com a ação na Justiça.
Para aqueles consumidores que não têm condições de se associar, há a opção de procurar a Defensoria Pública dos seus respectivos Estados, que também serão ajuizadas ações em favor da população.

IBEDEC

Dia do Aposentado

Hoje, 24 de Janeiro, comemoramos no Brasil o dia da Previdência Social e também dia nacional do aposentado.Uma data que nos provoca algumas reflexões:
1. Estar aposentado versus estar morto;
2. Estar versus ser aposentado;
3. Aposentadoria versus trabalho – o dilema financeiro.
Vamos analisar estes paradigmas:
Estar aposentado versus estar morto
Algumas pessoas confundem os aposentados com pessoas já falecidas, sem utilidade na sociedade. Ledo engano. Estar aposentado é apenas uma época da vida onde a pessoa madura, com experiência, após ter contribuido para com a sociedade por muitos anos recebe (teoricamente) proventos para aproveitar o restante do tempo que lhe resta com dignidade (seria maravilhoso se a teoria e prática combinassem).
Para algumas pessoas estar aposentado é estar condenado a morte.
Não podemos permitir este tipo de visão nos dias de hoje. O mercado tem caminhado para uma sociedade onde as pessoas com mais idade, experiência tem que ter o seu lugar reservado. De um lado jovens sem experiência que querem ingressar no mercado de trabalho. De outro, pessoas aposentadas e/ou em vias de, querendo empregos na altura de suas experiências. Ambos tem razão no seu pleito. Precisamos de inovação, mas também precisamos de experiência.
Estar aposentado não significa estar morto. Significa estar num outro momento da sua vida. Cada qual os momentos que temos em nossas vidas, precisamos reaprender a vive-los. Deixemos de lado qualquer preconceito. Vamos estabelecer o contrário: o pré-conceito de experiência, maturidade e sabedoria daqueles que hoje estão nesta fase.
Estar versus ser aposentado
Ser aposentado indica um status de pouca coisa a ser feita e apenas ficar em casa vendo novelas. É um absurdo este conceito. A diferença decorre, ao meu ver, que ser aposentado é deixar que o fato de receber do governo a aposentadoria transformou o ser humano num estado de acomodação.
Estar aposentado, por sua vez, indica uma categoria, que mesmo com status de aposentado, quer continuar evoluindo, crescendo e buscando novos degraus.
Estar aposentado é um momento da sua vida e não um momento de acomodação. Pense nisto.
Aposentadoria versus trabalho – o dilema financeiro
Muitos quando pensam em aposentadoria se arrepiam, pois significa diminuir a sua renda atual sensivelmente. Temos vivenciado uma época onde ter 70 anos não significa ficar parado em casa sem fazer nada. Uma época onde acomodar-se deixou de ser regra e passou a ser banida do dicionário.
Por óbvio, muitos precisam trabalhar para complementar a renda e não necessariamente porque gostariam de trabalhar.
Contudo, este último tópico serve de alerta a você, trabalhador da ativa.
Você tem um planejamento financeiro para a sua aposentadoria?
Você sabe que existe além da previdência pública, a previdência privada?
Você guarda parte do seu salário para emergências?
Pois é... Os infortúnios financeiros estão diretamente ligados a vários fatores, inclusive e principalmente pela falta de planejamento.
Conclusão
Ser e estar aposentado são figuras distintas, da mesma forma que estar acomodado pode acontecer até para quem não está aposentado.
Agora, não planejar o seu futuro de aposentadoria é burrice. Por mais que a economia possa mudar, por mais que daqui a 30 anos tudo será diferente, sem um planejamento e guarda de valores para uma reserva financeira, não há quem consiga crescer de maneira sustentável.
E, para encerrar, você advogado, já percebeu o filão de mercado que envolve a aposentadoria pública, privada e o planejamento financeiro/tributário das pessoas da ativa para o futuro?
Como diria o nosso ex-presidente, nunca antes na história deste país se precisou tanto de profissionais competentes
.
E você? Está pensando em como fazer para 2011 ser um ano melhor que 2010?
_______________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr

domingo, 23 de janeiro de 2011

IPod Nano vira relógio de pulso

Muitas aplicações para iPod aparecem no mercado todo dia. Essa me chamou a atenção por ser bem curiosa. A Mobimax está distribuindo no país uma capa de proteção para o iPod Nano 6G. Isso seria comum, não fosse o fato dessa capa ter formato de pulseira de relógio.
A ideia surgiu por conta do iPod Nano possuir um aplicativo para ver horas e despertar. As capas WatchCase são feitas de silicone e estão disponíveis no mercado em oito cores, desde o básico preto até o chamativo rosa claro.
Ela já está no mercado, custando R$69,00.
Leonardo Marson - Planet Tech

Um nariz artificial que ajuda a detectar Alzheimer

Dicas para não desperdiçar água



Especialistas em economia mostram que gastamos excessivamente com o desperdício e, adotando medidas simples, é possível economizar muito.
Um dos itens com o qual mais se joga dinheiro pelo ralo é a água. De acordo com a Organização das Nações Unidas cada pessoa precisa de 110 litros de água por dia para satisfazer suas necessidades de higiene e consumo. No Brasil, entretanto, o consumo médio é de 200 litros diários por pessoa. Um desperdício que pode acarretar um aumento de 80 % no valor da conta de água a cada mês. Isso significa que você acaba pagando quase o dobro. Sem falar nas razões ecológicas, pois a água está cada dia mais escassa e, se não for economizada e tratada, a água potável será um bem raro e ainda mais caro daqui a alguns anos. Faça a experiência, economize água e verá os resultados na próxima conta. Para saber como, veja algumas dicas:

Banho:
Dê adeus aos banhos longos: cinco minutos são suficientes para realizar essa tarefa. Quando não estiver frio, você ainda pode desligar o chuveiro para se ensaboar e depois religá-lo para enxaguar. Um banho de quinze minutos gasta cerca de 243 litros de água!
Outra dica é colocar um balde sob o chuveiro enquanto ele não esquenta. Depois, essa água pode ser usada para lavar roupa.

Descarga:
Lugar de lixo é no lixo. Não use a descarga como lixeira, jogando papel higiênico, cigarro ou outras coisas. Isso polui o rio e dificulta ainda mais o seu tratamento.

Para lavar a louça:
Comece limpando os restos de comida dos pratos, vasilhas e panelas jogando as sobras no lixo. Depois, abra a torneira para molhar os utensílios, feche-a e, só então, ensaboe. Em seguida, abra a torneira e enxágüe tudo de uma vez. Nunca deixe a torneira aberta enquanto ensaboa. Você sabia que, para cada copo de água bebida, são necessários quase dois copos de água para lavá-lo?

Escovar os dentes e fazer a barba:
Não deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes ou faz a barba. É muito desperdício e lá se vão quase 80 litros de água, simplesmente por não fechar a torneira enquanto faz uma dessas atividades. Feche-a e depois abra para bochechar (se estiver escovando os dentes) ou enxaguar o rosto (no caso de estar fazendo a barba).

Para lavar a roupa:
Só use a máquina de lavar quando a roupa suja for suficiente para encher a máquina. Aproveite a água que a lavadora despeja para lavar o quintal ou encha baldes para lavar o banheiro.

Molhar as plantas:
Prefira sempre usar um regador, e não uma mangueira, para molhar as plantas.

Limpar calçada ou quintal:
Jamais varra a calçada, quintal ou chão dentro ou fora de casa com a água saindo pela mangueira. Use vassoura.

Essas medidas simples podem diminuir os seus gastos e ajudar o futuro do planeta.
Felipe Caiaffa